Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Polícia alemã: há mais 400 suspeitos de serem terroristas entre os refugiados

25 jul, 2016 - 11:50

Sírio faz-se explodir numa cidade da Baviera, é o terceiro ataque em apenas três semanas naquele estado no Sul da Alemanha. Governador fala em "jornadas de terror".

A+ / A-

Um jornal regional alemão está a avançar, citando a Polícia Federal (BKA), a notícia sobre a possibilidade de existirem 410 suspeitos de serem terroristas entre os refugiados.

A informação, citada pela agência Reuters, está a ser divulgada pelo jornal “Neue Osnabruecker Zeitung” após o quarto incidente violento no país em pouco tempo. Ao que tudo indica já foram lançadas 60 investigações.

“Face à onda migratória que existe para a Alemanha temos de assumir que podem existir no meio dos refugiados elementos activos ou antigos membros, apoiantes ou simpatizantes de organizações terroristas”, escreve o jornal, citando uma fonte da polícia federal.

Um sírio de 27 anos, a quem tinha sido negado o estatuto de refugiado e sofreria de problemas psiquiátricos, fez-se explodir junto a um festival de música numa cidade alemã de Ansbach. A explosão provocou 12 feridos, três dos quais em estado grave, e a morte do bombista.

O ministro do Interior revelou que o autor da explosão era um refugiado, que já tinha passado por um hospital psiquiátrico e estava referenciado pela polícia local por consumo e droga e outros delitos. "Trata-se, infelizmente, de um novo atentado" e "não está excluída" a motivação islamita, afirmou Joachim Herrmann, numa conferência de imprensa, acrescentando que as autoridades estão a tentar apurar se o atacante tinha ligações ou agiu sob inspiração de grupos extremistas islâmicos.

O sírio transportava o engenho numa mochila e terá tentado entrar no festival de música, onde se encontravam 2.500 pessoas, mas acabou por detonar os explosivos frente a um restaurante da cidade

A bomba que transportava tinha potência para provocar muitos mais mortos se tivesse sido detonada num local de maior concentração.

Na terça-feira vai decorrer uma reunião do governo da Baviera, onde deve ser discutida a introdução de novas medidas para reforçar a reacção das forças policiais.

"Jornadas de terror" geram desconfiança

Depois destes três ataques, o governador da Baviera, Horst Seehofer, afirmou que a região tem vivido nos últimos “jornadas de terror”. Os ataques estão a causar o pânico nesta região do sul da Alemanha, mas Seehofer adianta que o “estado de direito não vai ceder”.

O ministro do Interior, Joachim Herrmann está preocupado com as consequências imediatas de mais um ataque. “Vai gerar um clima de inquietação sobre a política de refugiados da chanceler Angela Merkel, pois já chegaram ao país mais de um milhão de migrantes, muitos em fuga do Afeganistão, Síria e Iraque”.

"É mais um terrível ataque que vai aumentar as preocupações dos nossos cidadãos em relação à sua segurança. Devemos fazer tudo para evitar a propagação deste tipo de violência no nosso país, por pessoas que pedem abrigo”, sublinha.

E as reacções não se fizeram esperar. Em declarações ao “El País”, Thomas Trivinski, uma testemunha dos momentos seguintes à explosão aponta o dedo a Merkel, considerando que a chanceler “tem parte da culpa. Não podemos abrir as portas a todos”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Paula Silva
    26 jul, 2016 coimbra 14:37
    Para quando o "Mea Culpa" dos que juravam a pés juntos que entre os "refugiados" não entravam terroristas, e acusavam de Xenofobia aqueles que discordavam ?
  • pedro lopes
    26 jul, 2016 Porto 12:04
    Contudo, o Toni Guterres da ONU jurava a pés juntos que tal era impossível...
  • Filipe
    26 jul, 2016 Lamego 02:37
    Um gajo que se explode com problemas psiquiátricos?!?? Hummmm...não é normal!!! 🙄
  • SOU REALISTA
    25 jul, 2016 Lisboa 16:35
    A noticia deve estar mal, isto é, só 400 é que possivelmente não devem ser suspeitos....
  • Fartodisto
    25 jul, 2016 portugal 16:25
    Peçam explicações a Merkel e seus seguidores.
  • Jorge
    25 jul, 2016 Porto 15:38
    Cabem bem em dois aviões para Portugal, o António Costa espera-os de braços abertos, ele acha que é a solução encontrada para a baixa taxa natalidade dos Portugueses.
  • Luís Cunha
    25 jul, 2016 Loulé 15:35
    Deixem-nos, coitados são refugiados,não lhes façam mal, dêem-lhes abrigo e sitio onde ninguém os chateie e possam com calma pensar a melhor forma de de pôr em prática os seus ataques...coitadinhos !!! Portugal deveria pensar em aceitar mais uns t500 ou mil !!!
  • Mário Morais
    25 jul, 2016 Portugal 15:33
    O ministro do Interior revelou que o autor da explosão era um refugiado, que já tinha passado por um hospital psiquiátrico e estava referenciado pela polícia. Tudo me leva a crer que quem está a precisar de um batalhão de psiquiatras são os governantes e urgentemente.
  • EU
    25 jul, 2016 FDaqui 15:15
    Só 400? Acho que o jornalista traduziu mal... O que a polícia alemã disse é que eram 400 MIL!
  • CAMINHANTE
    25 jul, 2016 LISBOA 15:11
    Só 400??? Estaríamos, ainda assim, com alguma sorte se fossem só 400...

Destaques V+