Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Amnistia tem "provas credíveis" de torturas na Turquia

25 jul, 2016 - 07:03

A polícia está a exercer privações de alimentos e de água, a provocar ferimentos, a fazer ameaças e “nos casos mais graves, pancadas, torturas e violações”.

A+ / A-

A Amnistia Internacional (AI) afirmou ter reunido "provas credíveis" atestando casos de tortura de presos nos centros de detenção na Turquia, após a tentativa de golpe de Estado de 15 de Julho.

"Dispomos de informações credíveis segundo as quais a polícia turca em Ancara e em Istambul mantém detidos em posições dolorosas durante períodos que vão além das 48 horas", afirma a organização de defesa dos direitos humanos.

A polícia está a exercer privações de alimentos e de água, a provocar ferimentos, a fazer ameaças e “nos casos mais graves, pancadas, torturas e violações”.

Segundo a AI, alguns detidos também não têm acesso a advogados ou contacto com a família.

A ONG pede que o Comité Europeu para a Prevenção da Tortura (CPT) envie com urgência representantes à Turquia para observar as condições de detenção no país.

As afirmações da Amnistia foram negadas categoricamente por uma fonte turca. "A ideia que a Turquia, um país que procura aderir à União Europeia (UE), não respeita a lei é absurda", afirmou, sem querer ser identificado.

Um decreto-lei sobre o estado de emergência publicado no sábado na Turquia refere que o período de detenção dos suspeitos envolvidos na tentativa falhada do golpe de Estado pode prolongar-se até 30 dias.

O período legal que uma pessoa poderá estar detida antes de ser presente ao juiz na Turquia é de quatro dias.

Na sexta-feira, o ministro da Justiça turco, Bekir Bozdag, admitiu estender por mais tempo o estado de emergência decretado na quarta-feira por três meses.

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou, também na sexta-feira, que 11 mil pessoas foram detidas devido a ligações com o golpe de Estado, que provocou 265 mortos.

O decreto-lei também dissolve milhares de estruturas e instituições, incluindo organizações ligadas à educação e relacionados com Fetullah Gülen.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • asilva
    25 jul, 2016 adelaide 07:30
    ...setenta anos depois (WWII) Alemanha esta de novo em total control da Europa... desta vez sem ter mexido um militar... e agora querem "meter" a Turquia na Uniao Europeia ...!!! Coitados da nova geracao da Europa ... mal "eles" sabem o que esta por detras da Turquia... e nao e necessario ser politico ou catedratico para ver a "agenda" escondida por detras da Turquia... tenho muita pena dos Portugueses que continuam a votar nestes "politicos"... Portugal nunca esteve tao subjulgado a uma "politica" como esta agora no seculo 21... e os Portugueses continuam a aplaudir estas "politicas". Nem o partido comunista escapa!!!!

Destaques V+