Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Passos culpa socialistas europeus por eventuais sanções a Portugal

23 jul, 2016 - 18:56

Líder social-democrata está preocupado com credibilidade do país a "bloquização" do PS.

A+ / A-

O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, acusou hoje o Governo socialista de estar a desperdiçar a oportunidade de reforçar a credibilidade do país junto dos parceiros europeus e de já estar a ensaiar uma estratégia de desresponsabilização.

"Estamos a desperdiçar oportunidades, todos os dias, de melhorar o sucesso que poderíamos ter tido, se o Parlamento tivesse tido a responsabilidade de respeitar a vontade que o povo português deixou nas eleições", disse Passos Coelho, ao discursar no 42.º aniversário da JSD, no Inatel, em Almada.

O dirigente social-democrata, que falava perante cerca de duas centenas de jovens apoiantes, teceu duras críticas à alegada estratégia socialista de desresponsabilização na venda do Banif, remetendo as culpas para o Governo anterior, da mesma forma que pretende responsabilizar a União Europeia pela eventual aplicação de sanções económicas.

Pedro Passos Coelho lembrou, no entanto, que, ao contrário do que se pretende fazer crer, a eventual aplicação de sanções não será da responsabilidade da direita europeia, mas dos socialistas europeus.

"A maior partes dos países europeus, hoje, tem governos socialistas. O presidente do Eurogrupo, que diz que só não haverá sanções se o Governo português tomar medidas e assegurar para futuro uma trajectória diferente, é socialista. O comissário europeu (...) que trata destes assuntos das sanções, é socialista. Esta matéria foi discutida no Eurogrupo e numa reunião com ministros das Finanças Europeus. Nenhum defendeu Portugal e estava lá uma maioria de socialistas", disse.

"É caso para dizer ao nosso Governo: se a culpa for da Europa, acreditando nas palavras socialistas, então a culpa é dos socialistas europeus. Mas deixem-me ser preciso: a culpa nem é da Europa nem dos socialistas europeus, é de quem gosta sempre de lavar as mãos para não ter de fazer aquilo que é preciso. E este Governo tinha uma oportunidade extraordinária de ter mantido a direcção de credibilidade e confiança na economia portuguesa, que hoje seria bastante importante para Portugal", acrescentou o líder social-democrata.

Pedro Passos Coelho disse, ainda, que os socialistas estão a desperdiçar uma oportunidade de reforçar a credibilidade junto dos parceiros europeus, ao enveredarem por uma estratégia de recriminação, em vez de melhorarem as condições para o crescimento da economia portuguesa e do emprego sustentável a médio e longo prazo.

Passos Coelho deixou claro que não só não concorda com a actual estratégia socialista, como também não acredita numa correcção do rumo traçado, até porque considera haver um "gérmen bloquista" a tomar conta do PS.

"O gérmen bloquista tomou conta do PS - não sei se com Syriza ou sem Syriza, não sei em qual das fases -, mas isso preocupa-me porque a bloquização do Partido Socialista só nos pode deixar apreensivos para futuro", afirmou o líder social-democrata.

"Nós tivemos sempre, historicamente, as nossas divergências em relação ao PS. Mas tivemos também, com o PS, uma convergência importante - apesar de todas as divergências -, que garantiu que Portugal fizesse as revisões constitucionais que o haviam de habilitar a não parecer um país mais soviético, quando a União Soviética já tinha desaparecido na queda do muro de Berlim", concluiu Pedro Passos Coelho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Rocha
    25 jul, 2016 Senhora da Hora 20:40
    Sabem que as as sanções foram aprovadas por unanimidade de todos os governos da UE?...Portugal nem um voto contra as sanções conseguiu, nem sequer o dos governos socialistas como o Francês do senhor "Holland" que depois veio com lágrimas de crocodilo lamentar-se considerando que os Portugueses são estúpidos!....
  • jj
    24 jul, 2016 coimbra 22:37
    És mesmo fraco, como se atreve este merda vir agora dizer que a culpa é do Costa, quando o défice se deve ao ano de 2015? Estás danado é de poleiro de novo para destruir a vida a mais uns milhares de desgraçados que trabalham de sol a sol para ganharem 400€/mês. Quem devia passar fome eras tu, a tua família e toda essa cambada me xulos que trazes atrás de ti mais aqueles que te estão a apoiar nas ruas-...
  • Este cretino
    24 jul, 2016 lis 21:44
    vem agora atacar os socialistas europeus mas omite, que esses, que estão ao comando, nomeadamente o corsario holandês, do famigerado Eurogrupo, anda travestido de socialista, tal e qual este cretino do Coelho, anda travestido de social democrata! Ambos andam a desvirtuar e a subverter os principios originais da formação da União Europeia! Ambos são da mesma escola da trapaceirice!...
  • fanã
    24 jul, 2016 aveiro 16:48
    Um triste este traste !
  • Lolita
    24 jul, 2016 Tavira 15:14
    Passos sabe bem demais que os primeiros responsáveis pela eventualidade de sanções foi o seu (des)governo, mas tal e qual ilusionista de feira tenta todos os truques para imputar a terceiros erros, negligências e incompetências suas.
  • Miguel Vasconcelos
    24 jul, 2016 Pt 14:10
    Em 1640 foi atirado pela janela do palacio por traição a Portugal! Presentemente temos um Coelho que também tem de ser varrido da liderança de um partido desvirtuado dos principios social democratas para que foi formado e de qualquer hipotese de retornar ao poder de Portugal por incompetencia, incapacidade e traição a Portugal, submetendo-se incondicionalmente, aos tiranos de Bruxelas!
  • Este traidor
    24 jul, 2016 Lx 14:02
    De bandeirinha na lapela até reza todos os dias para que sejam aplicadas sancões a Portugal! Isto vem na linha do que fez durante 4 anos a empobrecer Portugal os portugueses e a destruir familias e empresas para agradar a Bruxelas! É a politica do quanto pior melhor e da terra queimada que este incendiario aplica para tomar o poder!
  • O Farsola
    24 jul, 2016 Lis 13:56
    Para alem de traste é um fala barato! O desespero é tanto que como não te soluções para a trampa que deixou debaixo do tapete vem lançar o pânico e responsabilizar os outros que tentam corrigir a custo as suas asneiras! Que descaramento, é coisa que não lhe falta!
  • zaratrusta
    24 jul, 2016 alcains 12:16
    Aquela juventude, velha e sem passado, futuro sem presente, com ar pesaroso, olhar bovino, supostamente festejavam o aniversário da sua radicalização neo-liberal desumanizada e fascizante, na sua madrassa. Escutaram embevecidos, o seu guru, mestre da prestidigitação, da mentira, da falsa qualidade, famoso nas metodologias do saque de milhões para inúteis, inexistentes empreendimentos, tais como aeródromos cheios de mato e eucaliptos,que nunca saíram do papel.Na sua trágico-cómica homilia aos instruendos da madrassa JSD, passou a mensagem da tragédia , das longas e negras noites a que nos habituou durante 4 anos, da fome, da doença, da iliteracia e da pobreza que defende como método para atingir o paraíso. Os seus atentos seguidores, de rostos fechados, olhar parado, extasiados, ao escutar tamanha sapiência, receberam do Tecnoformático mestre, uma injecção de coragem, energia, vontade de emigrar, fugir a tempo dele e dos da sua espécie parasitária e inútil,que apenas se serve, jamais servirá. Homilia de aniversário, que mais parecia um velório de triste defunto. Choldra.
  • Carlos Gonçalves
    24 jul, 2016 Seixal 10:53
    Este pensa e fala como o Trump... esquece-se que esteve 4 anos no poleiro, adiou o problema do Banif não acatando as orientações dos seus amigos de Bruxelas e empurrando o assunto com a barriga, deixou o défice acima dos 3% (sim, foi o governo dele e não este) e agora vem arrotar postas de pescada. Há gente com uma lata...

Destaques V+