Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jogos Olímpicos

Rússia disposta a enviar só atletas e treinadores para os Jogos

19 jul, 2016 - 22:31

Ministro do Desporto revela estar disposto a enviar ao Rio de Janeiro uma comitiva reduzida. Sugestão em consequência da divulgação de rede de doping organizada com apoio estatal e dos serviços secretos russos.

A+ / A-

O ministro do Desporto da Rússia assegurou, esta terça-feira, que Moscovo está disposto a enviar aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro apenas os atletas e treinadores.

"Caso seja necessário, estamos dispostos a enviar apenas os atletas e os seus treinadores", afirmou Vitali Mutkó, em declarações à agência noticiosa russa "Interfax".

O ministro manifestou confiança em que o Comité Olímpico Internacional (COI) e a Associação de Federações Olímpicas de Verão "tomem uma medida razoável" sobre a participação da equipa russa no Rio de Janeiro.

De acordo com um relatório independente da Agência Mundial Antidopagem (AMA), divulgado esta segunda-feira, o Governo russo dirigiu um programa de dopagem no desporto com apoio do Estado, com participação activa do ministro do Desporto e dos serviços secretos.

O relatório do professor de direito canadiano Richard McLaren refere que o programa "à prova de falhas" foi posto em prática pelos responsáveis russos, inclusivamente durante os Jogos Olímpicos de Inverno Sochi 2014, em que terá ajudado pelo menos 15 atletas a ganhar medalhas, e o ministro do Desporto russo teve "participação activa" neste sistema

Consequentemente, o COI vetou, no mesmo dia, a presença do ministro do Desporto da Rússia nos Jogos Olímpicos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+