Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Erdogan foi o único a aceitar abolição da pena de morte em 2004

23 jul, 2016 - 10:50 • José Pedro Frazão

Antigo comissário europeu considera "inexorável" uma reinstauração da pena de morte na Turquia, 12 anos depois da negociação em sentido contrário que liderou do lado europeu. Pedro Santana Lopes declara o afastamento dos turcos em relação à União Europeia.

A+ / A-

Como comissário europeu responsável pela pasta da Justiça e Assuntos Internos, António Vitorino, negociou com a Turquia o protocolo que iria abolir a pena de morte no país. 12 anos depois, tudo mudou, incluindo a posição de quem abriu caminho a essa medida.

"Negociei com os turcos a solução de 2004 de abolir a pena de morte. Não foi fácil. A verdade dos factos pode chocar alguns, mas na altura o AKP de Erdogan foi o único que aceitou negociar a abolição da pena de morte. Antes, partidos sociais-democratas, democratas-cristãos turcos, secularistas, tradicionalistas, tinham-se recusado a isso. Houve aqui um acto de grande coragem do então primeiro-ministro Erdogan em abolir a pena de morte”, recorda Vitorino.

“Espantoso é que passados 12 anos assistimos aos mesmos protagonistas que aceitaram acabar com a pena de morte fazerem uma campanha pela sua instauração. É um caminho inexorável", sentencia o antigo ministro da Defesa.

Vitorino não tem dúvidas que a pena de morte vai ser reinstaurada em Ancara. "Está no ADN da deriva autoritária que o regime de Erdogan está a fazer. E quer aplicá-la a estes 'conspiradores", acrescenta o comentador da Renascença.

"Os europeus têm que deixar de ser hipócritas. Estamos cada vez mais longe de uma adesão da Turquia, independentemente da questão da pena de morte. A sua reinstauração será o pretexto para a UE formalmente dar por concluídas as negociações da adesão", antecipa Vitorino.

Vitorino: "Em 2004, Erdogan foi o único que aceitou a abolição" da pena de morte
Vitorino: "Em 2004, Erdogan foi o único que aceitou a abolição" da pena de morte

Laços políticos frágeis

Pedro Santana Lopes prefere sublinhar "a fragilidade dos laços políticos" nos tempos que vamos vivendo. "De um lado, temos um Brexit e do outro um processo de afastamento da Turquia em relação a uma União Europeia que tem motivos para estar muitíssimo preocupada", acrescenta o antigo primeiro-ministro.

Santana assinala que Erdogan, à primeira oportunidade, aproveita para fazer regressar questões que considerava já ultrapassadas e que foram sujeitas a um processo que eliminava reservas que impediam a adesão da Turquia à União Europeia.

E o acordo sobre os refugiados, sobreviverá a esta agitação? " Se o senhor Erdogan não for totalmente suicidário, percebe que não pode cortar completamente com a União Europeia. O preço a pagar pela reinstauração da pena de morte e pelo congelamento de hipóteses de adesão à União Europeia - coisa que não lhe perturba muito - é manter um tipo de acordo sobre os refugiados. Questão mais delicada é os europeus manterem o compromisso de liberalização dos vistos, que dificilmente vai manter-se", opina António Vitorino.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+