Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Morreu ​Ausenda Maria, uma das vozes da Renascença

22 jul, 2016 - 23:19

"Grande profissional" e “uma das melhores vozes femininas” que Portugal conheceu. É assim que Ausenda Maria é recordada pelos colegas da rádio.

A+ / A-

Morreu Ausenda Maria, uma das vozes da Renascença no final da década de 1970 e nos anos 80.

Natural de Maputo, Ausenda Maria começou o seu percurso no Rádio Clube de Moçambique.

Na Renascença integrou a equipa do programa “Encontro na Madrugada”, que era emitido entre as 2h00 e as 6h00 da manhã, com Aurélio Carlos Moreira e Ribeiro Cristóvão.

Mais tarde Ausenda Maria seria locutora de continuidade e apresentadora dos noticiários da Renascença no emblemático programa "Despertar", de António Sala.

Depois da Renascença, Ausenda Maria passou pela rádio pública, pela Televisão de Macau e pela RDP Internacional.

Aurélio Carlos Moreira, uma das vozes da Rádio SIM, lembra o profissionalismo da mulher da rádio e a voz que muitos ouvintes se habituaram a reconhecer.

"É com saudade que recordo a Ausenda Maria, porque eu tive uma influência no seu início de carreira, em 1977. A Ausenda chegou de Moçambique foi até à Rádio Renascença solicitar lugar em qualquer programa, na altura estava a iniciar o 'Encontro na Madrugada' e convidei a Ausenda a participar. Ela aceitou de imediato", recorda Aurélio Carlos Moreira.

Ausenda Maria era uma "grande profissional, uma magnífica voz. Deixa-nos fisicamente, mas fica a saudade da sua colaboração, profissionalista, mas sobretudo a sua amizada e companheirismo".

Numa sentida mensagem publicada na rede social Facebook, António Sala considera que Ausenda Maria “foi das melhores locutoras de rádio” com quem trabalhou e tinha “uma das melhores vozes femininas” que Portugal conheceu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • pedro lucas
    20 ago, 2016 cacem 19:05
    Permitam-me uma correção. A Ausenda não começou a carreira no Radio Clube de Moçambique , mas sim na Emissora do Aero Clube da Beira, na cidade da Beira, só depois foi para Lourenço Marques para o RCM.
  • F.BATISTA
    25 jul, 2016 gaia 21:00
    NO TEMPO EM QUE ERAMOS OUVINTES ENCATADOS PELAS VOZES DE AUSENDA MARIA,OLGA CARDOSO E ANTÓNIO SALA.NA DÉCADA DE 70-80.PESSOAS COMPETENTÍSSIMAS.HÁ FAMILIA E HÁ R.R. OS MEUS SENTIDOS Pêsames.QUE A AUSENDA MARIA POSSA DESCANSAR EMPAZ ETERNAMENTE.
  • Sária Algy
    25 jul, 2016 Cidade de Maputo - Moçambique 11:21
    Descansa em Paz! Não me esqueço da sua voz maravilhosa.
  • M. Fernanda V. Alves
    23 jul, 2016 Azeitão 22:30
    Conheci a Ausenda Maria em Lço Marques, conheci os pais também. Juntávamo-nos no Clube dos Lisboetas nos bons bailes que lá se realizavam. Concorriamos a vários concursos juntas. Ela andava na Escola Comercial e eu no Liceu. Ela era mais velha do que eu, mas isso não impedia termos uma boa relação. Era linda de morrer e uma pessoa linda no eu interior. Tenho ainda uma ou duas fotos com ela. Entretanto fui estudar para a África do Sul e nunca mais tivemos ligação. Quando cheguei a Portugal soube que estava a trabalhar na rádio e lá fui eu para a reencontrar, mas em vão. Eu estava em Sintra e trabalhava lá, não tive muito mais tempo para a encontrar.No entanto sempre a recordei com muito carinho e amizade. Paz a sua alma.
  • Silva
    23 jul, 2016 Aveiro 16:28
    Que descanse em paz! Obrigado pelo legado profissional deixado, muito obrigado! Condolências à sua família e à família Renascença.
  • Madala
    23 jul, 2016 Évora 12:17
    Natural do Maputo? NÂO! Natural de Lourenço Marques, hoje Maputo. Informação correcta acimaacima de tudo.
  • Paz eterna!
    22 jul, 2016 lisboa 23:52
    Paz eterna à sua alma! Os meus sentimentos à familia e aos amigos.

Destaques V+