Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nice. Terrorista escreve SMS a dizer: “Leva mais armas”

17 jul, 2016 - 15:27

"El País" revela nova pista da investigação ao atentado de Nice que matou 84 pessoas durante as comemorações do dia da Bastilha.

A+ / A-

A investigação ao atentado de Nice tem uma nova pista, adianta o jornal espanhol El País. É uma SMS que foi enviada pelo terrorista que matou 84 pessoas no sul de França, na quinta-feira passada.

“Leva mais armas, fá-lo em 5 [supõe-se que sejam cinco minutos]”. A mensagem escrita terá sido enviada quinze minutos antes do atentado durante as festividades do dia da Bastilha, em França, confirmou o jornal espanhol junto de fonte da investigação.

O destinatário da SMS foi identificado como Choukri, amigo do terrorista, e está preso desde sábado de manhã.

A mensagem foi escrita do telemóvel de Mohamed Lahouaiej Bouhlel que os agentes policiais encontraram no camião conduzido pelo franco-tunisino, depois de o terem abatido a tiro.

Este amigo de Mohamed fazia parte do seu círculo mais próximo com quem realizava alguns pequenos delitos.

Choukri foi detido no sábado com outros três amigos de Mohamed, sendo que um deles informou a polícia que o franco-tunisino se havia radicalizado nas últimas semanas.

As fontes do El País dizem que apesar de as detenções se terem efectuado devido à suspeita de que o terrorista tivesse cúmplices na preparação do atentado, os investigadores pensam que estes cinco elementos não formavam uma célula jihadista e que não se dedicavam ao terrorismo, mas apenas a pequenos crimes.

Estado Islâmico reivindicou

A organização jihadista Estado Islâmico reivindicou a autoria do atentado de Nice que matou 84 pessoas e feriu mais de 200.

Na agência de notícias Aqmad, apoiante do Estado Islâmico, revela que a pessoa que levou a cabo a operação no sul de França “é um dos soldados do Estado Islâmico”.

“Esta operação é uma resposta a todos os países que formam a coligação que combate o Estado Islâmico”, revela a mesma fonte.

O Governo francês acredita que o terrorista não era um religioso praticante e que teve um processo de radicalização muito rápido, provavelmente através da Internet.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Deaaz
    17 jul, 2016 Santo Tirso 18:45
    Pense um pouco Jorge. A extrema direita por si só implementa o seu proprio terrorismo interno como se demonstra por uma análise histórica, ainda que breve. Cumulativamente implementa o ódio (note-se que é no ódio que baseia a sua propaganda), e esse ódio estende-se necessariamente aos cidadãos internos e externos que se lhes opõem. Tudo isto impulsiona as guerrilhas e também a história e as tacticas politicas e de guerra não esquecem que uma guerrilha nunca foi vencida, muito menos uma guerrilha urbana. As soluçoes simples que nos são "vendidas" nem sempre são eficazes. Existem outras soluçoes e todas elas passam necessariamente por mais honestidade de quem quer "dominar" o mundo. Um apelo: mantenha-se atento à realidade mesmo que de trabalho.
  • marco
    17 jul, 2016 lx 18:24
    Portanto Jorge, és de Coimbra, o teu país não é afectado por terrorismo e vais votar num partido de extrema direita por causa do que está a acontecer em França? Seguindo essa ideia, se Portugal votasse num partido pró Europa, o UK não votava para sair e acabava-se com a febre da saída nos países europeus, lol. Em qualquer caso, e ignorando tudo o que os partidos das extremas trazem de negativo (sejam eles de direita ou de esquerda) é sempre importante informar-se devidamente em vez de ler apenas os títulos. Este "terrorista" não fazia parte do Estado Islamico, mas tinha problemas mentais ha já muito tempo, para não falar nos problemas com a polícia.
  • jose leal
    17 jul, 2016 lisboa 17:57
    jorge que pena tenho ser de coimbra ||| a extrema dta serve para estar....atras das GRADES !! inclusao SEM RACISMOS,XENOFOBIAS e uma sociedade JUSTA SEM EXPLORADORES NEM EXPLORADOS !!!
  • Saul
    17 jul, 2016 Setubal 17:37
    Agência de notícias Aqmad, apoiante do Estado Islâmico ???? anda tudo maluco ou sou eu que sou muito burro ??? Como pode haver alguém que dê credito a psicopatas assassinos ? Até parece que existe um país chamado Estado Islâmico ? Admitir a existência de um "Estado" assim só serve para legitimar quem compra o petroleo que eles roubam nos saques no Iraque e na Siria ? Turquia é o esgoto de toda a escumalha
  • António M Pinto
    17 jul, 2016 Gaia 17:27
    Criminoso "que se preze" tem sempre uma justificação para roubar ou matar: que a vítima merece! Porque merece? À falta de outra explicação, a religião é pródiga em condenações morais e incitamentos à intolerância e à violência.
  • Jorge
    17 jul, 2016 Coimbra 16:23
    O meu próximo voto vai para os partidos da extrema direita, os únicos capazes de travar esta onda terrorista

Destaques V+