Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Serviços secretos falharam nos atentados de Paris, concluem deputados franceses

05 jul, 2016 - 14:54 • Hugo Monteiro

A comissão parlamentar de inquérito aos ataques de Janeiro e Novembro de 2015 responsabiliza a máquina burocrática por falhas de informação.

A+ / A-

O Parlamento francês acusa os serviços de informações de terem falhado nos atentados de Janeiro e Novembro de 2015, em Paris.

A comissão parlamentar de inquérito aos ataques de Paris responsabiliza a máquina burocrática por falhas de informação. Os deputados criticam, ainda, a eficácia do estado de emergência.

Nas suas conclusões, a comissão aconselha o Governo francês a fazer reformas profundas na organização dos serviços de informação. Recomenda, por fim, a criação de uma agência nacional antiterrorismo, à imagem do que acontece nos Estados Unidos.

O porta-voz do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT), Filipe Pathé Duarte, diz que estas conclusões devem ser levadas em conta, “porque provam, mais uma vez, que a falha de comunicação, por um lado, e, por outro, um excesso de peso burocrático, são limitações na acção contra o terrorismo”.

Em declarações à Renascença, o especialista sublinha que a correcta partilha de informações é a melhor arma para combater os movimentos terroristas. “Nunca se está verdadeiramente preparado para um ataque terrorista, porque um atentado vive, efectivamente, da sua impossibilidade de previsão. De qualquer maneira, tem de haver uma melhor articulação e uma consciencialização muito maior”, de que “a partilha de informações” é fundamental no combate ao terrorismo.

“É imperioso que os serviços de informações se articulem e se adaptem a esta nova realidade”, conclui Filipe Pathé Duarte.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Borges
    05 jul, 2016 Leiria 16:12
    "Serviços de informação" não, senhor articulista; Trata-se de serviços de INFORMAÇÕES. O termo "Informação" está, sobretudo, relacionado com o jornalismo, não com serviços de segurança. Um pouco mais de conhecimento é bem-vindo.
  • Lavínia
    05 jul, 2016 Covilhã 16:11
    Quem falhou? O que falhou? A História se encarregará, um dia, de esclarecer quem cá ficar!

Destaques V+