Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo voou num C-130 após acidente que vitimou militares

18 jul, 2016 - 19:58

Presidente da República manifesta "confiança absoluta" na Força Aérea. Diz que ainda "é cedo" para tirar conclusões sobre o acidente que provocou a morte a três militares.

A+ / A-
Marcelo voou num C-130 após acidente que vitimou militares
Marcelo voou num C-130 após acidente que vitimou militares

O Presidente da República visitou hoje a Base Aérea do Montijo, uma semana depois do acidente com um C-130 ali ocorrido que vitimou três militares, para expressar "confiança absoluta" na Força Aérea e neste tipo de aeronave.

Marcelo Rebelo de Sousa esteve duas horas na Base Aérea n.º 6 da Força Aérea, acompanhado pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, voou durante perto de uma hora num C-130 e adiantou que pretende fazê-lo novamente numa próxima deslocação oficial às regiões autónomas.

No final da visita, questionado pelos jornalistas se já falou com o Governo sobre a eventual compra de aeronaves KC-390, tendo em conta que a Força Aérea tem agora dois C-130 operacionais e dois em manutenção, o Presidente da República respondeu: "Essa é uma questão que se colocará a seguir, não no dia de hoje, mas que certamente está no pensamento dos responsáveis".

A dúvida mantém-se até porque o ministro da Defesa, Azeredo Lopes, não acompanhou o Presidente da República nesta visita à base do Montijo.

Interrogado se tinha ficado a saber o que esteve na origem do acidente da semana passada, o chefe de Estado e comandante supremo das Forças Armadas respondeu ainda "está a correr a tramitação do processo" e que "é cedo" para tirar conclusões.

"Consegui perceber uma coisa muito importante, que é a preocupação da Força Aérea de olhar para as famílias das vítimas e estudar a sua situação e prover à sua situação", salientou.

Durante esta visita, que considerou "ao mesmo tempo emocionante e motivadora", Marcelo Rebelo de Sousa lembrou e homenageou os militares que morreram no acidente da semana passada, mas deixou uma mensagem para o futuro.

"Porque a vida continua, o C-130 continua a voar, os operacionais continuam operacionais, a Força Aérea continua a cumprir a sua missão e o comandante supremo das Forças Armadas veio aqui dizer que está ao lado dessa missão com confiança absoluta", afirmou.

Marcelo Rebelo de Sousa frisou que "o comandante supremo [das Forças Armadas] tem confiança na Força Aérea, tem confiança nesta unidade, tem confiança nos operacionais desta unidade, tem confiança nos C-130".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • tugatento
    19 jul, 2016 amarante 21:00
    Finalmente temos um PRESIDENTE DA REPUBLICA PORTUGUESA, que se interessa pelos portugueses, que os apoia, nas horas boas, mas também nas más. O tempo da velha múmia, que se estava cagando para os anseios e problemas dos portugueses, esse ja la vai. E ira passar a historia como o pior PR de sempre, tempo da ditadura incluído.
  • fanã
    19 jul, 2016 aveiro 19:07
    Não falha uma ocasião para a passeata !!!!!!!............ siiiiga.................
  • Victor Marques
    19 jul, 2016 Matosinhos 11:38
    Se a Feira Popular de Lisboa reabrisse agora, lá teríamos o PR a dar umas voltinhas no carrossel!!!...
  • José
    19 jul, 2016 Guimarães 09:27
    O presidente está a fazer o seu trabalho e muito bem. No momento está a pacificar. Mais mais cego é aquele que não quer ver. Já lá vai o tempo da múmia. A que temos cá vai ser exportada para o Egipto. Para os aziados procurem a farmácia de serviço e vão comprar "Kompensan-S, 340 mg e chupem. Vão ver que ficam melhores a não ser que o mal seja crónico.
  • João Gil
    19 jul, 2016 Santarém 04:39
    Há milhares destas aeronaves (Lockheed C-130 hercules) singrando pelos céus há mais de 40 anos em todas as partes do mundo (cerca de 50 países usam-no), em serviço pacífico civil e militar, e de guerra. Há várias variantes de um modelo básico. Os acidentes por falhas técnicas contam-se pelos dedos.É um sucesso técnico sem paralelo.
  • Contrainfo
    18 jul, 2016 Ch 23:58
    Passou de comentador popular a presidente folclórico num abrir e fechar de olhos. No dia da tragédia andou sorridente a distribuir alvarás de concessão de ordem honorífica... Será que pagou do seu bolso esta viagem no C-130?
  • Rui
    18 jul, 2016 Sintra 23:53
    Camões disse um dia...." nunca conheci povo tão mesquinho e invejoso como este"....O homem estava certo já naquela altura....
  • Verdade da Mentira
    18 jul, 2016 Barreiro 21:43
    É o grande problema que o governo anterior criou e este está a fazer pior! Não se gasta, o défice no final do ano mantêm-se! Como as viaturas, acidentes e avarias por falta de manutenção. Por alguma razão estão dois C-130 INOPS, já tiraram peças para os outros três poderem voarem. O pior é que como as viaturas tem que substituir peças ao X km, os aviões têm que substituir ao fim de x horas de voo, como não há dinheiro devido aos cortes orçamentais, mas os serviços têm que ser feitos, acaba-se por arriscar a própria vida. O jornalismo que investigue e saberão que tenho razão.
  • Pedro Cintra
    18 jul, 2016 portimao 21:30
    É de louvar este gesto. Que este Homem seja nosso presidente por muitos anos. Do Outro só guardo na memória episódios de desprezo, mesquinhez e indignação.
  • bintoito
    18 jul, 2016 penteado 21:19
    Mais uma boa ocasião para estar calado desperdiçada.

Destaques V+