Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Presidente turco diz que o povo está do seu lado e promete "limpeza"

16 jul, 2016 - 02:47

Numa declaração ao país, Tayyp Erdogan garantiu que vai continuar ao lado dos turcos e não entregará o poder aos revoltosos.

A+ / A-

O Presidente turco, Tayyp Erdogan, afirma que “milhões de pessoas” saíram à rua para protestar contra a tentativa de golpe de Estado levada a cabo por militares.

Numa declaração ao país depois de aterrar em Istambul, Erdogan afirmou que vai continuar ao lado do seu povo e não entregará o poder aos revoltosos.

"A tentativa de golpe foi realizada por um grupo minoritário das Forças Armadas, que atacou a unidade da Turquia", disse o Presidente. Em cenário de fundo estava a imagem de Ataturk, o fundador da Turquia moderna.

Erdogan acusa os revoltosos de traição e garante que vão pagar um preço elevado por tentarem derrubar “um Governo e um Presidente eleitos”.

Apela aos soldados que deponham as armas e "virem as costas a este erro".

Afirma que os líderes do golpe receberam ordens da Pensilvânia, nos Estados Unidos, numa referência ao clérigo exilado Fethullah Gulen.

Presidente turco promete fazer uma "limpeza" nas instituições militares depois da tentativa de golpe.

Numa declaração ao país a partir de Istambul, Presidente turco afirma que muitos revoltosos estão a ser detidos.

Erdogan acusa ainda os golpistas de terem bombardeado um hotel na costa do mar Egeu onde o Presidente estaria a passar férias.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+