Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Quatro milhões de Bruxelas para o sector do leite

18 jul, 2016 - 11:51

"A última ajuda, que era de quase cinco milhões de euros, deu 20 euros por vaca, o que dará para alimentar uma vaca durante cerca de quatro dias", lembra o presidente da Associação dos Produtores de Leite de Portugal

A+ / A-

Portugal vai receber quase quatro milhões de euros de ajudas para o sector do leite, de um pacote de 350 milhões destinado ao sector, avançou fonte europeia à agência Lusa.

Os 3.988.059 euros que Portugal vai receber podem ser duplicados através do recurso a verbas nacionais, segundo a proposta apresentada esta segunda-feira no Conselho de Ministros da Agricultura da União Europeia.

Segundo a mesma fonte, a Comissão Europeia vai ainda disponibilizar 150 milhões de euros para financiar a redução voluntária de produção de leite.

O pacote de ajuda ao sector do leite prevê também que os esquemas de armazenamento de leite em pó desnatado sejam prolongados até final de Fevereiro de 2017.

O presidente da Associação dos Produtores de Leite de Portugal (APROLEP), Carlos Neves, mostra-se satisfeito porque "Bruxelas vai reconhecendo, finalmente, que existe uma crise", mas mantém reservas por não ter ainda "todos os detalhes" sobre o que foi aprovado.

"Nós temos de ter noção que esses milhões todos para distribuir pelos produtores portugueses são tostões", adverte Carlos Neves, recordando que "a última ajuda, que era de quase cinco milhões de euros, deu 20 euros por vaca, o que dará para alimentar uma vaca durante cerca de quatro dias".

"Temos de ter noção que estas ajudas são umas ajudas pequeninas, ao dividir por todos os produtores de leite que há na Europa", reforça o presidente da APROLEP.

Para Neves, importa que "o pouco que vem que seja bem repartido" e também que haja "uma promoção do consumo do leite".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • demagogia
    19 jul, 2016 Santarém 22:26
    Mais produtores no desemprego e mais compras ao exterior, isso sim é o que vai vir aí, isto de subsídios e trocas "comerciais" são na UE a maior parte das vezes uma trafulhice de 1ª , esbanja-se dinheiro para matar empregos e comprar no exterior até que virá o dia em que a brincadeira irá dar o berro.
  • Pinto
    18 jul, 2016 Custoias 18:21
    Grande treta....o leite português vai todo para Espanha, o leite espanhol vem para Portugal. Agora à subsídios para tudo, um país que vive de subsídios é um país pobre e dependente de terceiros. Agora, até as empresas privadas trabalham só com subsídios do estado, chegou-se ao cúmulo dos salários e os impostos também serem pagos pelo estado. Os desgraçados dos bobos dos cidadãos comuns, esses é que têm de suportar esta chulice.
  • A Ferreira
    18 jul, 2016 oeiras 17:28
    Enta~agora tem mais 3 dias de comida

Destaques V+