Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Erdogan prometeu "limpeza" e ela já começou

16 jul, 2016 - 15:01

Poucas horas depois da tentativa de golpe de Estado, começa a limpeza que o presidente turco defendeu para combater os rebeldes. Erdogan falou do exército, mas já há outros sectores onde está a haver grandes mudanças.

A+ / A-
2800 militares e 10 juízes já foram detidos
2800 militares e 10 juízes já foram detidos

O presidente turco, Tayyip Erdogan, pouco depois de regressar à Turquia falou à imprensa e considerou que a tentativa de golpe foi como um “presente de Deus” que permitirá “limpar” o Exército.

"Este levantamento, este movimento é um grande presente de Deus para nós, porque o exército será limpo”, disse, em conferência de imprensa, pouco depois de aterrar em Istambul, assegurando que os golpistas vão pagar caro pela sua “traição”.

Erdogan ameaça autores da tentativa de golpe: "Vão pagar um preço caro"
Erdogan ameaça autores da tentativa de golpe: "Vão pagar um preço caro"

Mas entretanto já há outros sectores onde a limpeza começou.

O Conselho Supremo dos Juízes e Procuradores da Turquia decidiu afastar 2745 juízes, meras horas depois da tentativa de golpe de Estado no país. Os magistrados são suspeitos de terem ligações a Fethullah Gülen, rival do Presidente Erdogan e radicado nos EUA –apontado, sem provas, como o mentor da acção militar desta sexta-feira.

A maioria (2204) exerce em tribunais comuns, os restantes (542) são juízes em tribunais administrativos.

Segundo a imprensa turca há ainda dez elementos do Conselho de Estado que foram detidos, também por suspeitas de ligação à tentativa de golpe de Estado.

O primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, revelou por seu lado que mais de 2.839 soldados suspeitos de envolvimento na tentativa de golpe de Estado foram detidas, garantindo que neste momento a situação está completamente controlada.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jm
    18 jul, 2016 Peniche 00:51
    Está a haver! Nao é estão a haver...
  • António Costa
    16 jul, 2016 Cacém 23:10
    Afastar 2745 juízes.....um golpe de estado condenado a falhar, pois o governo tem o apoio da maioria da população....e agora o que restava da oposição vai para a cadeia por suspeita de participação no golpe. Muito interessante.
  • Jose
    16 jul, 2016 Portugal 19:32
    Os Turcos merecem. Quem apoia um dito presidente que está a alterar a lei para se manter no poder, que prende deputados da oposição , persegue , prende ou tortura jornalistas , prende ou demite juízes , dá armas e apoio logistico a grupos terroristas como o ISIS , advoga a sujeição da mulher , o uso da Burca , aceita comprar petróleo roubado ao dito estado islâmico , quer roubar território aos países vizinhos , prefere a guerra e bombardeia aldeias curdas (Saddam fazia o mesmo , ainda se lembram ?) . Se os Turcos apoiam este tipo de liderança então merece tudo o que lhe possa acontecer . Atentados , má vizinhança , quem sabe guerra num futuro próximo , tudo isto pode acontecer a este Pais . Com umas forças armadas fracas não se irá proteger , apenas consegue manter uma aparente segurança interna com a policia e os serviços secretos .
  • J Martins
    16 jul, 2016 Leiria 19:28
    "Erdogan falou do exército, mas já há outros sectores onde estão a haver grandes mudanças." Ó Sr. ou Sra. jornalista, o seu português está maltratado. Não será antes "onde está a haver grandes mudanças"???? Com este tipo de erros, às vezes já me baralho. Cumpts.
  • pedra no sapato
    16 jul, 2016 Santarém 18:29
    Mais um ditador com poderes reforçados, o que poderia vir desse golpe ninguém sabe, só sabemos é que a situação irá ficar mais confusa e insegura e que é necessário a Europa manter a Turquia a uma certa distância e mantermo-nos também afastados dos assuntos internos do país para não criarmos mais anticorpos, ter sempre em atenção que a mentalidade desta gente é diferente da nossa e nada como não intervir num país e região já tão conturbados com guerras, quanto à entrada do país na UE nunca entendi como certa tal medida.
  • CAMINHANTE
    16 jul, 2016 LISBOA 18:12
    O problema é que Erdogan, o seu partido e seus apaniguados não são democratas e estão a servir-se do jogo de regras pseudo democrático para consolidar o seu Poder tirânico e confessional. O Islão, com conivência da Europa sem princípios identitários e vogando pelo suicídio a paços largos, acaba de conseguir mais uma vitória para a sua agenda em franca implementação, de expansão, ocupação e consolidação. A Europa, nesta falsa União, mais preocupada com sanções idiotas, paradoxais, prepotentes e desrespeitadoras dos povos a que se dirigem, com um tratado orçamental irrealista, de usura e agiotagem, não age nem enfrenta os reais perigos para os povos desta mesma Europa ( Unida ou nem por isso). No mínimo, se ainda tiver alguma réstia de pudor, deve exigir intransigentemente a não aplicação de pena de morte a quem tentou salvar a Turquia da ditadura Islâmica. Erdogan e seu grupo de fanáticos, tem agora uma justificação hipócrita, cínica, para reforçar o seu Poder absolutista socio-politico-religioso. E a Europa, dos dias de hoje, vai aplaudir e continuar preocupada com as sanções aos menos desenvolvidos e deserdados do clube que inventaram, a bem da Plutocracia insaciável.
  • AS
    16 jul, 2016 Porto 17:54
    No UK dizem que foi tudo "orquestrado" por ele.
  • AS
    16 jul, 2016 Porto 17:53
    Que vergonha de jornalismo: Mas entretanto já há outros sectores onde a limpeza começou. O Conselho Supremo dos Juízes e Procuradores da Turquia decidiu afastar 2745 juízes, meras horas depois da tentativa de golpe de Estado no país. Os magistrados são suspeitos de terem ligações a Fethullah Gülen, rival do Presidente Erdogan e radicado nos EUA –apontado, sem provas, como o mentor da acção militar desta sexta-feira. A maioria (2204) exerce em tribunais comuns, os restantes (542) são juízes em tribunais administrativos. Segundo a imprensa turca há ainda dez elementos do Conselho de Estado foram detidos, também por suspeitas de ligação à tentativa de golpe de Estado. O jornal turco diz terem sido detidos com mandados de captura. Segundo a imprensa turca há ainda dez elementos do Conselho de Estado que foram detidos, também por suspeitas de ligação à tentativa de golpe de Estado. O jornal turco diz terem sido detidos com mandados de captura. O primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, revelou por seu lado que mais de 2.839 soldados suspeitos de envolvimento na tentativa de golpe de Estado foram detidos (os soldados), garantindo que neste momento a situação está completamente controlada.
  • fujal
    16 jul, 2016 Oporto 17:41
    Welcome to Turkey! Animais, islamistas, golpistas, tratam os mulheres com sexo inferior......e querem entrar na UE?
  • Jm
    16 jul, 2016 Peniche 17:31
    Está a haver! Nao é estão a haver...

Destaques V+