Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Dallas. Tiros de 'snipers' matam cinco polícias e ferem seis durante manifestação contra violência racial

08 jul, 2016 - 06:40

Dois homens armados atingiram com tiros dez polícias durante os protestos contra a morte de dois negros. A polícia, que já deteve três pessoas, está a negociar com um suspeito que disse existirem bombas no centro da cidade.

A+ / A-
Dallas. Tiros de
Dallas. Tiros de 'snipers' matam quatro polícias em manifestação contra violência racial

Cinco polícias morreram e outros seis ficaram feridos com tiros numa manifestação de protesto, em Dallas, contra a violência policial sobre negros. Este é o balanço mais recente das autoridades norte-americanas.

O chefe da polícia de Dallas afirmou que, "aparentemente", dois homens armados atingiram com tiros 10 polícias durante os protestos. Segundo David Brown, os autores dos tiros colocaram-se em locais "elevados" para disparar sobre os polícias.

A polícia está a negociar com um suspeito que encurralou num parque de estacionamento, apesar de já ter havido troca de tiros entre os agentes e o indivíduo durante 45 minutos. Um outro agente ficou ferido.

“O suspeito disse aos negociadores que o ‘fim está próximo’” e alertou para a existência de bombas dentro da garagem e no centro da cidade, sublinhado que vai "magoar e matar" mais agentes, revelou o chefe David Brown.

“Por isso estamos a ser muito cuidadosos na nossa abordagem e táctica para não colocarmos mais nenhum polícia em perigo”, explicou, acrescentando que foram detidas outras três pessoas (uma mulher e dois homens) suspeitas de envolvimento no tiroteio.

Milhares de pessoas manifestaram-se nos EUA, em cidades como Nova Iorque, Los Angeles e Chicago, para protestar contra a violência policial sobre negros.

Restrições no espaço aéreo

As autoridades de aviação civil dos Estados Unidos decidiram restringir o espaço aéreo em torno da cidade de Dallas, no estado do Texas.

Nenhum piloto pode operar uma aeronave na zona abrangida" por essa interdição, refere um comunicado emitido para pilotos e companhias aéreas. "Somente voos de emergência, sob instruções da polícia de Dallas, são autorizados no espaço aéreo", lê-se no texto.

As restrições dos voos aplicam-se até às 12h30 (hora de Lisboa).

Duas mortes filmadas

As manifestações surgiram após as mortes, registadas em vídeo, de dois homens afro-americanos às mãos da polícia. Philando Castile morreu na quarta-feira em Falcon Heights, no Estado de Minnesota, e Alton Sterling morreu na terça-feira, em Baton Rouge, no Estado de Luisiana.

As mortes, ambas filmadas, provocaram protestos e a denúncia de violência policial contra afro-americanos e outras minorias.

Na quinta-feira, a ONU pediu aos Estados Unidos que investiguem estas mortes.

“Somos melhores que isto”, diz Obama

Por outro lado, o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que todos os norte-americanos devem estar preocupados com a violência da polícia e que as forças de segurança devem ser reformadas.

"Isto não é só um assunto dos negros, nem dos hispânicos. Isto é um assunto dos norte-americanos, e todos nos devemos preocupar", disse Barack Obama, na quinta-feira, na sua chegada a Varsóvia, para participar na cimeira da NATO.

"Todas as pessoas justas devem estar preocupadas. É nossa responsabilidade dizer que conseguimos fazer melhor. Nós somos melhores do que isto", afirmou.

O Departamento de Justiça dos EUA, que tem a missão de investigar crimes raciais, e a polícia federal (FBI) abriram uma investigação sobre a morte de Sterling.

O governador do Minesota, Mark Dayton, pediu na quinta-feira ao Governo norte-americano que abra uma investigação similar sobre a outra morte, ocorrida no seu estado.


[notícia actualizada às 8h10]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Xin22
    08 jul, 2016 Porto 15:53
    by helenafmatos Esta notícia tirada do site da Renascença é igual a tantas outras que referem as questões raciais. Se repararmos as referências raciais são omitidas a não ser nos casos em que os negros surgem como vítimas do racismo/violência policial colocada no campo dos brancos. Cinco polícias ( brancos, negros, hispânicos, asiáticos…?) morreram e outros seis ficaram feridos com tiros numa manifestação de protesto, em Dallas, contra a violência policial sobre negros. Este é o balanço mais recente das autoridades norte-americanas. O chefe da polícia de Dallas ( branco, negro, hispânico, asiático…?) afirmou que, “aparentemente”, dois homens armados ( brancos, negros, hispânicos, asiáticos…?) atingiram com tiros 10 polícias ( brancos, negros, hispânicos, asiáticos…?) durante os protestos. Segundo David Brown, os autores ( brancos, negros, hispânicos, asiáticos…?) dos tiros colocaram-se em locais “elevados” para disparar sobre os polícias ( brancos, negros, hispânicos, asiáticos…?). A polícia está a negociar com um suspeito ( branco, negro, hispânico, asiático…?) que encurralou num parque de estacionamento, apesar de já ter havido troca de tiros entre os agentes e o indivíduo durante 45 minutos. Um outro agente ( branco, negro, hispânico, asiático…?) ficou ferido . “O suspeito disse aos negociadores que o ‘fim está próximo’” e alertou para a existência de bombas dentro da garagem e no centro da cidade, sublinhado que vai “magoar e matar” mais agentes, revelou o chefe (
  • Paula
    08 jul, 2016 Parede 11:46
    Pelo vistos os americanos têm polícias de sobra bons para se alistarem nas tropas e combater o Estado Islâmico em vez de andarem em meras operações de rotina nas ruas a matar civis. Alistem-se , pá! Concerteza que isto um dia acontecia e se a moda pega vai ser em todos os Estados Norte Americanos !
  • André
    08 jul, 2016 Lisboa 11:14
    Ó senhor Fernando, agora dizer verdades é racismo!? Vá para uma dessas zonas onde esses negros andam e vaja se consegue sair com a pele branca intocada! Há violência policial, ninguém o nega, mas há igualmente a provocada pelos negros e outras raças, que usam tods as desculpas para realizar massacres autênticos, mas covardemente calados pela imprensa! Obama é o grande responsável por este massacre! Tomou partido, sem avaliar nada! Gente como o senhor songa apenas com o caos!
  • 08 jul, 2016 10:38
    Eu sou a favor que a policia mate esses negros. Quem vive na America é que sabe o quanto os negros sao perigosos. PARABÉNS À POLICÌA ! Os negros no futuro terão mesmo de ser exterminados. Não respeitam ninguém, nem mesmo as autoridades. Isto passa se no mundo todo. NEGROS SAO SEMPRE UM PROBLEMA.
  • fr p joao magalhaes
    08 jul, 2016 Portugal 10:28
    Pois, o problema é que a polícia nunca fará greve, seu racista
  • Mafurra
    08 jul, 2016 Lisboa 10:16
    Será que a morte de cinco polícias e ferimentos em mais seis POR SNIPERS vai causar alguma "onda de indignação" ? Mal comparado, será que os assaltos em comboios na linha de Sintra causaram indignação ? Não me lembro de ver a imprensa indignada da mesma maneira !
  • Fernando
    08 jul, 2016 Lisboa 09:57
    Para que saibam sou branco. A Renascença, tão católica e talvez por isso mesmo, aceita comentários racistas contra todas as raças, tal como está no comentário do sr. Joao Magalhães. A estes não censuram, pudera. Sentem-se como peixe na água, tal como dizia o filósofo "vir das entranhas mais negras do ser ser" recordações inquisitórias. Diz-se, em justiça formal, que "és culpado, por teres sido cúmplice". Isso não é nada que afete as vossas mentes, ressequidas mas ansiosas de mais uns novos 40 anos de obscurantismo. Saudades.... E falam vocês, piamente e farisaicamente, de barriga cheia, como de costume. Bem podiam fazer parte das hordas romanas e dos sorrisos de quem disse um dia que "somos todos iguais". Para ser suave, vocês são uma corja de malandros, que se resume neste caso, a RACISTAS !!
  • 08 jul, 2016 09:47
    Jà começou a guerra entre brancos e pretos !!!
  • Sergio
    08 jul, 2016 S.Paulo 09:41
    O mundo está cada vez mais perigoso...e doente...
  • André
    08 jul, 2016 Lisboa 09:03
    Os polícias foram mortos pela associação mais racista do planeta... que dá pelo nome de Black Live Matter. Essa organização que se diz defensora dos negros, recusa-se a reportar assassinatos RACISTAS organizados por negros contra latinos e brancos. Ainda há 2 semanas atrás retiraram do site uma notícia sobre 3 negros que violaram 2 raparigas na Florida e mataram o namorado de uma delas, porque era branco. Esta madrugada, 4 membros dessa associação emboscaram as forças policiais provocando este massacre. E não foram só 2. Foram 5 pessoas de pele negra e que, pelo menos, 3 deles fazem parte da associação racista Black Lives Matter. A polícia foi chamada aquele local por uma rapariga que disse que estava a ser atacada por 30 jovens brancos. Quando a polícia chegou, foi massacrada, estando ainda 5 agentes em estado muito grave com tiros na cabeça. É isto que são as organizações anti-racistas... E se forem ver os seus relatos, os membros identificados, já foram retirados das redes sociais, onde organizaram a manifestação. Engraçado não é?

Destaques V+