Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​O Sequeira já está no lugar certo. Dinheiro que sobrou aplicado em nova obra

07 jul, 2016 - 02:28 • Carolina Bico

Em declarações à Renascença, o director do Museu Nacional de Arte Antiga afirmou não ter conhecimento se a obra será comprada na totalidade ou haverá necessidade de criar uma nova campanha pública de angariação de fundos.

A+ / A-

A campanha pública de angariação de fundos para a compra da tela “A Adoração dos Magos”, do pintor português Domingos Sequeira angariou 745 mil euros. Mais 146 mil euros, que serão aplicados num novo quadro.

Os números foram divulgados esta quarta-feira, num comunicado emitido pelo gabinete de comunicação do Museu Nacional de Arte Antiga. A iniciativa “Vamos Pôr o Sequeira no Lugar Certo” recolheu 745. 623, 40 euros, ultrapassando os 600 mil euros necessários para a aquisição da obra a privados realizada em Abril.

Com os 146 mil euros que sobraram, o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) pretende comprar uma nova obra de arte. De acordo com o comunicado, “no espírito do regulamento, o montante excedente será utilizado na aquisição de outra obra de arte, de valor cultural correspondente e no pleno respeito pela política de incorporações do MNAA”.

Em declarações à Renascença, António Filipe Pimentel, director do Museu Nacional de Arte Antiga, afirmou não ter conhecimento se a obra será comprada na totalidade ou haverá necessidade de criar uma nova campanha.

“Temos várias perspectivas, mas nada ainda fechado. Quando isso acontecer, será anunciado publicamente, porque a obra que se conseguir comprar será novamente produto da generosidade daqueles que se mobilizaram em torno da causa “Vamos Pôr o Sequeira no Lugar Certo”.

Já em fase final de restauro, a tela “A Adoração dos Magos” irá para a Galeria de Pintura e Escultura Portuguesas. A cerimónia de inauguração terá lugar no próximo dia 14 de Julho.

Esta foi a primeira campanha em Portugal de angariação de fundos para a aquisição de uma obra de arte para um museu público e contou com a colaboração de milhares de cidadãos, empresas, instituições, juntas de freguesias e câmaras municipais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+