Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Colégios voltam aos protestos contra cortes

01 jul, 2016 - 12:42

Vigílias vão decorrer junto ao Palácio de Belém, num apelo à intervenção do Presidente da República.

A+ / A-

Veja também:


Os colégios com contratos de associação voltam à rua esta sexta-feira, dando início a um conjunto de vigílias para contestar os cortes no apoio do Estado.

Em cada sexta-feira, representantes de pelo menos 20 colégios vão estar ao fim da tarde concentrados junto ao Palácio de Belém, em Lisboa.

“Em Belém porquê? Porque é onde está o primeiro magistrado da nação que teve mais de 50% dos votos dos portugueses e, portanto, poderá e deverá, com a sua influência de magistratura, dentro do que a Constituição lhe permite, continuar a olhar para estas escolas, para esta situação e tentar que a legalidade seja reposta”, explica Manuel Bento, do Movimento Defesa da Escola Ponto.

O Governo decidiu que, a partir do próximo ano lectivo, o Ministério da Educação deixa de financiar novas turmas em colégios privados em zonas onde exista escola pública. Perdem o financiamento só as turmas em início de ciclo, ou seja, do 5.º, 7.º e 10.º anos escolares.

Em Maio, o Ministério da Educação divulgou a lista de 40 escolas privadas elegíveis para se candidatarem aos contratos de associação. De fora ficam 39 colégios.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    05 jul, 2016 aveiro 18:13
    Estes putos , até gostam desta palhaçada . Pois não são mais que escudos humanos contra estes justos cortes !
  • José
    01 jul, 2016 Braga 15:17
    Francamente, sob protesto estão, todos os Portugueses que durante estes últimos anos, viram os seus direitos lapidados, e as desigualdades acentuadas, enquanto o dinheiro dos seus impostos, era usado para financiar o ensino de alguns...

Destaques V+