Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Arranque da época balnear regista quatro mortos por afogamento

01 jul, 2016 - 09:09

Em dois meses, foram igualmente assistidas 198 pessoas em primeiros socorros e realizaram-se 12 buscas com sucesso a crianças perdidas na praia.

A+ / A-

O primeiro balanço da época balnear relativo ao período entre 1 de Maio e 30 de Junho revela esta sexta-feira que morreram quatro pessoas por afogamento, nas áreas de jurisdição marítima, de acordo com a Autoridade Marítima Nacional.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Marinha revela que dois dos casos mortais ocorreram em zonas não vigiadas de jurisdição marítima, o primeiro, um jovem de 16 anos, na praia dos Três Pauzinhos, em Vila Real de Santo Antonio, a 10 de Junho, e o segundo, uma jovem de 14 anos, na Póvoa do Varzim, a 27 de Junho.

A terceira vítima mortal, um jovem de 17 anos, ocorreu na zona do Oceanário em Lisboa - uma zona fluvial não vigiada de jurisdição marítima -, enquanto a quarta morte, de um jovem de 20 anos, ocorreu na praia da Crestuma, no Douro.

Em relação à actividade dos nadadores salvadores nas praias vigiadas, houve a necessidade de 134 intervenções nas concessões e 147 em "praias não concessionadas abrangidas por sistemas integrados implementados".

Foram igualmente assistidas 198 pessoas em primeiros socorros e realizaram-se 12 buscas com sucesso a crianças perdidas na praia.

No comunicado, a Autoridade Marítima avançou que durante o mês de Junho foram desenvolvidas diligências junto da tutela com o objectivo de uma possível alteração à portaria n.º311/2015, de forma a flexibilizar a utilização de nadadores salvadores nas piscinas, uma vez que as qualificações exigidas de vigilância e reacção nestas diferem substancialmente das necessárias em mar aberto.

Desta forma, foi publicada a portaria n.º 168/2016, de 1 de Junho, que permite "a redução da necessidade de nadadores salvadores nas piscinas com a maior garantia de concentração destes onde são, neste período de época balnear, realmente necessários, isto é, nas praias", refere o comunicado.

Desde 1 de Janeiro de 2016 foram emitidas 2.105 certificações de nadadores salvadores pelo Instituto de Socorros a Náufragos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luis Martins
    01 jul, 2016 Faro 10:24
    É sempre assim ...

Destaques V+