Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Morreu frei Luís de França, fundador da Oikos

29 jun, 2016 - 13:05

Luís de França morreu na terça-feira. A missa de corpo presente realiza-se esta quarta, seguida de enterro em Benfica.

A+ / A-

Morreu ontem, terça-feira, o frei Luís de França, um dos fundadores da organização Oikos – Cooperação e Desenvolvimento.

Luís de França era frade dominicano e serviu vários anos em missão em África, nomeadamente em Angola.

Na Oikos assumiu a direcção das estratégias e programas de Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global, entre 1988 e 1998, ano em que foi nomeado Presidente do Conselho Directivo.

A actual direcção da Oikos emitiu um comunicado em que presta homenagem ao seu fundador.

“É com um misto de pesar, consternação e profunda admiração e estima pessoal que vos comunico que o Prof. Luís de França faleceu ontem em Lisboa. Com ele tive o privilégio de colaborar nos órgãos sociais da Oikos, e em muitas iniciativas de cidadania, em prol de um desenvolvimento mais equitativo e sustentável para todos os povos do mundo”, lê-se.

“Para além da estreita ligação à Oikos, o Prof. Luís de França teve uma ampla presença cívica na sociedade portuguesa, permitindo-me destacar o papel que desempenhou no diálogo inter-religioso, numa antecipação e prevenção face aos tempos de conflitualidade cultural que já se antecipavam na Europa e no Mundo. Estou certo que muito contribuiu para a forma positiva como na Sociedade Portuguesa encaramos a diversidade cultural, o ecumenismo a o acolhimento aos imigrantes”, refere ainda o presidente da organização, João José Fernandes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+