Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Juncker. “Vou lutar pela Europa até ao meu último alento”

28 jun, 2016 - 11:35

Presidente da Comissão Europeia quer também que o Reino Unido clarifique o mais depressa possível a sua posição, depois do referendo britânico ter ditado a saída do país da UE.

A+ / A-

O presidente da Comissão Europeia garante não estar "doente nem cansado" e prometeu lutar pela Europa. "Vou lutar pela Europa até ao meu último alento", assegurou perante o Parlamento Europeu, se reuniu esta terça-feira para debater o resultado do referendo britânico que ditou a saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

Perante os eurodeputados, Jean-Claude Juncker reafirmou ainda que o pedido formal britânico para sair da União Europeia deve ser feito "o mais rapidamente possível".

"Quero que o Reino Unido clarifique a sua posição o mais rapidamente possível", e "sem haver notificação da parte do Reino Unido não haverá negociações", foram as frases que Juncker mais repetiu na intervenção no Parlamento Europeu.

"Houve decisão, tem que haver consequências", acrescentou.

O líder do executivo comunitário referiu ainda ser "preciso que os britânicos levem a sério o seu próprio voto, é preciso que o Reino Unido leve a sério o que o seu povo disse, em vez de começar com jogos sombrios".

Sobre a decisão do primeiro-ministro britânico demissionário, David Cameron, de deixar nas mãos do seu sucessor o início do processo de saída da UE, Juncker foi claro: "sou contra que agora se procure distinguir este Governo britânico do próximo, isto não acontecerá".

"Proibi os comissários e os directores-gerais de discutirem com representantes britânicos qualquer negociação, dei ordem para que não haja negociações de corredor" até ser accionado, por Londres, o artigo 50.º do Tratado de Lisboa, que prevê o abandono do bloco europeu por um dos seus membros, referiu ainda.

Juncker lembrou ainda que estará presente na reunião deste terça-feira do Conselho Europeu com Cameron, a quem vai pedir "que esclareça a situação".

"Não podemos ficar nesta situação por muito tempo. Não nos podemos instalar numa situação de incerteza prolongada", referiu.

"O voo [da UE] continua, apesar de estar agora com uma velocidade reduzida com este voto", rematou Juncker.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Madeirense
    10 jul, 2016 Portimão 01:33
    A defesa até o último alento é conversa de politico mete nojo o que ele quis dizer é que seria o primeiro a abandonar o barco como fazem as ratazanas no mar alto.
  • Américo
    28 jun, 2016 siça 20:52
    Vais defender vais. Todos defendem o tacho, principalmente se for um bom tacho como o teu.
  • fanã
    28 jun, 2016 aveiro 16:45
    Força anímica , eis o conselho do Dr. Relvas !

Destaques V+