Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Comissão diz que não tomou qualquer decisão sobre sanções a Portugal

27 jun, 2016 - 16:54

O "Le Monde" noticiou que Bruxelas se prepara para impor a Lisboa e Madrid sanções. "O Colégio de Comissários ainda não tomou uma decisão", reage a Comissão.

A+ / A-

A Comissão Europeia reiterou esta segunda-feira que só no início de Julho tomará uma decisão sobre eventuais sanções a Portugal e Espanha no âmbito do Procedimento por Défice Excessivo (PDE).

"O Colégio de Comissários ainda não tomou uma decisão", disse um porta-voz da Comissão Europeia à Lusa. "A Comissão sempre disse que irá voltar a este assunto no início de Julho", reiterou.

O diário francês "Le Monde" noticiou esta segunda-feira que Bruxelas se prepara para impor a Lisboa e Madrid sanções que podem chegar aos 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB) e uma suspensão temporária dos fundos estruturais europeus, por violação do Pacto de Estabilidade e de Crescimento.

As sanções propostas deverão ser meramente simbólicas, segundo o "Le Monde", porque a Comissão Europeia quer minimizar as tensões entre os membros da União Europeia, com o "Brexit" como pano de fundo.

Em causa está a violação das metas do défice público em 2015 pelos dois países. No caso de Portugal, registou-se um défice de 3,2% nas contas públicas em 2015 (descontando os efeitos da resolução do Banif). Já em Espanha verificou-se um défice de 5,1%, quando era esperado 4,2%.

Bloco sugere referendo

No domingo, durante a convenção do partido, a coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, sugeriu a realização de um referendo sobre a União Europeia em caso de aplicação de sanções a Portugal.

Se a Comissão Europeia insistir em sanções sobre Portugal, o Governo deve chegar à próxima cimeira europeia com uma ameaça na manga, o referendo, defendeu Catarina Martins.

A ideia foi contestada por PS, PSD, CDS e pelo Governo. A secretária de Estado dos Assuntos Europeus diz que este não é momento para consultas populares, sublinhando que é necessário evitar "uma febre referendária" em Portugal e nos outros Estados-membros da União Europeia.

Também o Presidente da República rejeitou a marcação de uma consulta popular.

"Portugal está na União Europeia, sente-se bem na União Europeia e quer continuar na União Europeia. Quanto ao resto, a Constituição diz que a decisão sobre o referendo é do Presidente da República e, portanto, é uma questão que não se põe neste momento", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, poucas horas depois das declarações de Catarina Martins.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José
    27 jun, 2016 Portimão 21:18
    Melhor mesmo, é acabarem connosco de uma vez. Se Portugal, está com dificuldades, em vez de ajudarem, não senhor, querem impor sanções para de uma vez por todas, retirarem-nos todos os poderes." se não podemos pagar, com o que temos, então Os mandões, acham que com sanções já poderemos pagar. Visão destorcida, para quem só vê dinheiro. O Povo não interessa nada., Não sei mesmo, para que gastamos dinheiro, e tempo, com eleições. Não era apologista de um Brexit Português, mas agora, já sou a favor, e se calhar quanto mais depressa, melhor. Bruxelas, é um ninho de ditadores, e Portugal, já teve a sua revolução dos cravos para acabar entre muitas outras coisas, também com uma ditadura.
  • José
    27 jun, 2016 Portimão 21:10
    Melhor mesmo, é acabarem connosco de uma vez. Se Portugal, está com dificuldades, em vez de ajudarem, não senhor, querem impor sanções para de uma vez por todas, retirarem-nos todos os poderes. Não sei mesmo, para que gastamos dinheiro, e tempo, com eleições.
  • bobo
    27 jun, 2016 lisboa e outra 20:39
    Com papas e bolos se enganam os tolos. ...
  • Eborense
    27 jun, 2016 Évora 19:42
    A 1ª Ministra de Portugal já disse que se houver sanções Portugal faz um referendo e votamos todos para sair da UE, porque nós somos auto suficientes e por isso não precisamos da Europa para nada. E mais. Se a Sr. (a) Dr.(a) Catrina do teatro, 1ª Ministra de Portugal, diz que faz um referendo, faz mesmo, quer o Sr. Marcelo ou o Sr. Costa, queiram ou não. Quem manda é ela, a Marisa e as manas Mortágua. O resto é treta.
  • Carlos Silva
    27 jun, 2016 Seixal 19:15
    Como temos um PR do tipo papagaio palavroso (fala de tudo e muito de nada), quero saber a sua posição sobre a ausencia de medidas punitivas à Itália, França e Alemanha. É obrigação dele esclarecer TODOS os portugueses!
  • Pedro
    27 jun, 2016 Bencatel 18:14
    Muitos sorrisos e abraços esta gente tem para trocar, bem se vê que estão de acordo para tramar o Zé.
  • José Seco
    27 jun, 2016 Lisboa 17:33
    Mais uma vez os jornalistas a meterem lenha na fogueira!
  • desatina carreira
    27 jun, 2016 queluz 17:31
    Está na altura do o referendo vamos ver se eles não acalmam na hora

Destaques V+