Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jerónimo admite sair do euro, mas rejeita referendo

26 jun, 2016 - 18:54

Líder comunista lembra que as instituições nacionais "têm legitimidade" para reconsiderar as decisões no que diz respeito à Europa.

A+ / A-

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, diz que Portugal deve estar preparado para se libertar do euro, mas mostrou-se reticente quanto à realização de um referendo, remetendo as decisões em matérias europeias para "as instituições nacionais".

Jerónimo de Sousa, que falava após uma reunião do comité central do PCP para analisar a situação política e económica nacional e internacional, destacou "a urgência e a necessidade de Portugal se preparar e estar preparado para se libertar da submissão ao euro", salientando que este deve ser "um processo" e não "um acto súbito".

Quanto a um eventual referendo, lembrou que tal como a adesão à CEE não foi objecto de consulta popular, o mesmo se deve aplicar noutros casos, já que as instituições nacionais "têm legitimidade" para reconsiderar as decisões no que diz respeito à Europa.

O líder comunista elogiou a decisão britânica de abandonar a União Europeia, que classificou como "uma vitória sobre o medo" e uma forma de mostrar "rejeição" pelas políticas europeias, recusando que seja analisada usando apenas os argumentos de xenofobia.

De recordar que o Bloco de Esquerda sugeriu a realização de um referendo ao Tratado Orçamental se houver sanções a Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Gomes L
    27 jun, 2016 Lisboa 21:06
    Rejeita o referendo porque sabe que o resultados seria o contrário do que ele quer. Aliás, como todos os ditadores que este Jerónimo é, "era o que faltava se tivesse de se sujeitar à opinião do povo".
  • Medo do povo...
    27 jun, 2016 lisboa 06:12
    Reparem como estes partidos de esquerda são demagogos...passam a vida a defender a saída de Portugal da União Europeia e da NATO, mas quando chega a hora da verdade encolhem-se e frases como..."o povo é quem mais ordena" deixam de fazer sentido.. Cambada de aldrabões, "hipócritas estalinistas" cambada de tachistas!!! Desconfio que ainda vamos ter de fazer uma petição para ter um referendo em Portugal pois por aquilo que eu estou a ver os políticos (ESQUERDA E DIREITA)têm medo de dar a voz ao povo, no fundo vivemos numa DITADURA disfarçada. PS , PSD CDS ,PEV ,PAN, BE ,PCP tudo lixo pseudo democratico!!! Lacaios do Alto imperialismo traidores da nação!!!
  • AP
    27 jun, 2016 Canada 02:13
    Olhem para a Venezuela e tem-em bom exemplo o que vale os cumunas e as suas politicas,
  • PA
    26 jun, 2016 lx 23:46
    Afinal este jerónimo é um cobardolas. Esta com medo do referendo? referendo já.
  • José Gomes L
    26 jun, 2016 Lisboa 23:30
    Rejeita o referendo porque sabe que o resultados seria o contrário do que ele quer. Aliás, como todos os ditadores que este Jerónimo é, "era o que faltava se tivesse de se sujeitar à opinião do povo".
  • Dias
    26 jun, 2016 Lx 23:15
    Meteu-se numa geringonça e agora não sabe o que fazer, PCP quem te viu e quem te vê.
  • Darth
    26 jun, 2016 Lisboa 22:48
    Nao ha politico oportunista que nao aproveite o brexit em proveito proprio. Alguem chame a atencao ao camarada que por aqui, ao contrario do reino unido, nao ha sentimento anti europa... Mas va, que aproveite a boleia do brexit para falar em saida da EU, que mais tarde ninguém lhe da ouvidos
  • aref
    26 jun, 2016 Almada 22:36
    Este senhor não sabe o que diz. Antes as políticas europeias, do que as politicas comunistas que ninguem as quer.
  • AB
    26 jun, 2016 Evora 22:35
    É caso para se dizer que a esquerda nacional escreve torto por linhas tortas. O Brexit ganhou por quase todas as razões que a esquerda alegadamente abomina. Em cima dessa, acha a esquerda que não é preciso referendos, ou seja, o povo não deve ser consultado, ou seja, exactamente o que censuram na UE! Realmente para estar na política é melhor esquecer os princípios. Assim o PCP já pode festejar a vitória de um partido xenófobo, racista, homofóbico, supremacista, como é o UKIP.
  • verdade
    26 jun, 2016 aveiro 22:10
    Entender o referendo como uma panaceia além de ser grave é uma intolerância. Os referendos deviam ter como matriz a sua execução com a maioria de dois terços, as tendências deviam ser para corrigir desvios.

Destaques V+