Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bacalhau 500 milhões viaja de veleiro até Lisboa

23 jun, 2016 - 10:42

Chegada do “Statsraad Lehmkhul” está marcada para 22 de Julho, a tempo de participar nas Tall Ship Races, o maior evento náutico deste ano em Portugal, que traz a Lisboa grandes veleiros de todo o mundo.

A+ / A-

Como assinalar uma ligação com mais de 180 anos? A cidade norueguesa de Bergen assinala esta quinta-feira, de forma simbólica, o embarque do bacalhau 500 milhões no veleiro “Statsraad Lehmkhul”. O “fiel amigo” faz parte da história portuguesa, pelo menos desde o século XIV, mas foi só em 1946, um ano depois do final da II Guerra Mundial, que se retomaram os registos e as exportações para Portugal.

A chegada a Lisboa está marcada para 22 de Julho, a tempo de participar nas Tall Ship Races, o maior evento náutico deste ano em Portugal, que traz à capital grandes veleiros de todo o mundo.

Segundo informações do Conselho Norueguês das Pescas (Norge), existem registos relativos ao bacalhau exportado desde 1830, ano em que os noruegueses venderam a Portugal oito mil toneladas deste peixe, mas o comércio foi praticamente interrompido durante a II Guerra Mundial, quando a Noruega foi invadida pela Alemanha.

Só em 1946 foram retomadas as estatísticas, que permitiram à Norge contabilizar a venda de 508.399.822 bacalhaus a Portugal (com base num rácio entre a tonelagem e o peso médio do peixes) até maio de 2016.

A apetência dos portugueses pelo bacalhau é, no entanto, muito anterior aos registos estatísticos, como provam os dados históricos.

O primeiro acordo dos portugueses para pescar bacalhau (na costa britânica) data do século XIV. Nos séculos seguintes, os pescadores buscaram a Terra Nova (Canadá), desenvolveram um método de cura único e voltaram-se já no século XX para os mares frios do Norte da Europa, quando os cardumes da Terra Nova estavam já esgotados.

O bacalhau mantém a sua importância secular na economia nacional até hoje, estimando-se que o seu consumo represente cerca de 200 milhões de euros de receitas anuais para os operadores portugueses de transformação e comercialização de bacalhau.

Na gastronomia, continua a ser apreciado pela sua versatilidade, traduzida em inúmeras receitas, e presença incontornável na mesa de Consoada, um pouco por todo o país e entre as comunidades de emigrantes em todo o mundo.

No ano passado, Portugal importou da Noruega 24.848.155 quilos de bacalhau, o que significa um consumo médio de 2,4 quilos por pessoa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+