Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PS participará “activamente” no inquérito à Caixa mas teme perda de confiança

20 jun, 2016 - 20:26

João Galamba recorda que em 2012 foi feita uma recapitalização e, nessa altura, foi feito um levantamento da situação do banco.

A+ / A-

O PS vai participar “activamente” na comissão de inquérito à Caixa Geral de Depósitos (CGD), pedida a título potestativo por deputados de PSD e CDS-PP, mas teme perda de confiança no banco com o avançar da mesma nesta fase.

“A posição do PS é conhecida: parece-nos uma irresponsabilidade a constituição desta comissão de inquérito agora”, vincou esta segunda-feira o porta-voz do PS, João Galamba, em declarações aos jornalistas no Parlamento.

Em causa está o avançar potestativo de uma comissão de inquérito num momento em que é negociada com as instituições europeias a recapitalização do banco público português.

“Se há dois partidos que sabem exactamente o que se passou, passava, o que foi feito e não foi feito na CGD, são precisamente PSD e CDS-PP”, prosseguiu João Galamba, a quem causa “estranheza” este pedido dos partidos que estiveram no anterior Executivo.

Em 2012, lembrou o socialista, houve também uma recapitalização da Caixa, e na altura terá sido feito um “levantamento” da situação do banco.

Ora, prosseguiu o parlamentar do PS, ou esse trabalho foi "mal feito, incorrectamente feito", e agora PSD e CDS-PP pedem novos dados, ou foi bem feito "e os problemas da Caixa são posteriores", isto é, dizem respeito ao período entre o programa de ajustamento e o presente.

"Supostamente, foi feito um levantamento exaustivo das necessidades da Caixa em 2011 e 2012", sinalizou o porta-voz socialista, lembrando que a "estabilidade do sector financeiro" foi um dos pilares do programa de ajuda externa firmado com a “troika”.

De todo o modo, continuou Galamba, o PS participará "activamente" nos trabalhos da comissão "como sempre" o fez em todos os inquéritos parlamentares.

Deputados de PSD e CDS-PP assinam o texto que pede a constituição de uma comissão parlamentar de inquérito sobre a CGD, iniciando-se agora o processo de formalização da comissão.

O texto desta segunda-feira entregue no Parlamento foi apresentado aos jornalistas pelo líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, numa conferência de imprensa em que esteve ladeado pelo também deputado social-democrata António Leitão Amaro e pelo vice-presidente do CDS-PP Adolfo Mesquita Nunes.

"O parlamento e o país não podem ser considerados, como estão a ser pelo Governo e partidos que o suportam, como uma verdadeira conservatória de registos", vincou Montenegro, que exigiu esclarecimentos em torno da recapitalização da entidade mas pediu também, no objecto da comissão parlamentar, que se avalie o processo e "efectivas necessidades de injecção de fundos públicos" na Caixa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    21 jun, 2016 aveiro 17:58
    Continuo sem perceber para que servem as "comichões" de inquéritos senão para coçarem o ............... ,que vocês entenderem !
  • Santos
    21 jun, 2016 Viseu 15:21
    As comissões de inquérito, levadas a termo pelos nossos depurtados, nunca dão em nada, todo farinha do mesmo saco, enquanto o pretuguês não abrir a pestana, continuamos tramados por estes ditos..
  • PA
    21 jun, 2016 lx 13:43
    e claro que vao participar activamente porque estão com medo das consequencias.
  • PEDRO
    21 jun, 2016 LISBOA 11:13
    MAIS UMA VERGONHA NACIONAL FAZEM EMPRÉSTIMOS BANCÁRIOS DE 3 MIL MILHÕES SEM GARANTIAS BANCARIAS COMO DO TEMPO DO SÓCRATES, E QUEM PAGA E O ZÉ POVINHO COMO SEMPRE NOVO BANCO BPN E OUTROS MAIS E NINGUÉM ESTA PRESO E AINDA BEM FAZER PUBLICIDADE PARA A TELEVISÃO QUE TEM 3 MIL MILHÕES PARA EMPRESTAREM AS EMPRESAS ,ESTÃO A ESPERA DO DINHEIRO DO ZÉ POVINHO O DESGRAÇADO
  • Ao fernando
    21 jun, 2016 Lx 09:55
    E qual é a sua cor? Independente laranja?...
  • Onde está?
    21 jun, 2016 Lis 09:47
    A noticia de que o governo anterior recebeu varios relatórios de auditorias expressando os elevados creditos mal parados e as imparidades com valores superiores a 2 mil milhões? O que fez Passos Coelho e Maria Luis? Serviram-se da gaveta e nada fizeram! Agora, como a melhor defesa para aqueles figurões é o ataque, pedem descaradamente uma comissão de inquérito para passar tempo e continuando a empurrar com a barriga o problema! E com todo o descaramento destes PSDs pretendem convencer os incautos da sua bondade! Mais uma vez, temporalmente, estão a fazer um pessimo serviço ao país só para servirem os seus interesses partidarios! Quando é que estes descarados se sentam no banco dos réus? Aliás esse farsola do Passos Coelho já há muito tempo que devetia estar a ser confrontado com as suas proprias afirmações feitas em 2011!
  • fernando
    21 jun, 2016 lisboa 00:35
    Os comentadores de serviço em tudo têm que meter cores politicas, não passam de abrolhos com olhos, cérebro ZERO. Por acaso nos partidos a composição será de santos?? Santa paciência para tanta BURRICE.
  • Julio Tavares
    21 jun, 2016 Porto 00:24
    Infelizmente o PSD, e, digo PSD porque tem dirigentes legitimados pelos seus correligionários, ainda não perceberam que o País está acima daquela organização, que mais não tem do que procurado com as suas leviandades prejudicado o País de que todos nós fazemos parte. Aqueles dirigentes do partido mais parecem estar a brincar com instituições que estão acima daquele e de outros partidos. As atitudes irresponsáveis daqueles dirigentes do PSD, com a mediocridade da atual direção do CDS, cujos comportamentos foram rejeitados pela maioria dos cidadãos Portugueses nas ultimas, mais não passam de manobras de diversão para que se fale de gente medíocre, que tanto tem prejudicado o interesse Nacional. A Sociedade Portuguesa sabe bem que durante o ultimo (des)governo foram nomeados muitos responsáveis para a CGD, por indicações de Passos Coelho e Paulo Portas, e, então estes senhores não sabem o que foi a CGD durante a administração das pessoas da sua confiança. Será à gestão desta gente que o PSD e o CDS pretendem uma comissão de inquérito, a ver vamos. Não seria melhor para o PSD o Passos Coelho pedir ajuda ao Paulo Portas a ver se lhe arranja um "tacho" igual ao que este arranjou. Não tenho duvidas que o Partido ganharia com a sua saída, e, este também nada perderia pois continuava a ter dinheiro no bolso, com a vantagem para os Portugueses que deixariam de ser afetados por gente medíocre.
  • André
    21 jun, 2016 Lisboa 00:23
    Vamos para a comissão mas, que comecem logo com a auditoria feita até Julho de 2012. Essa auditoria é que deu os valores de crédito complicado para o aumento de capital da CGD. No texto que o PSD e o CDS querem levar à criação da comissão, esta auditoria é considerada secreta e não pode ser apresentada à comissão de inquérito. Ninguém acha isto estranho? O governo pagou uma auditoria cara feita pela PWC e pela Deloitte e agora não quer que ninguém veja o que lá estava e deu origem à operação de 2012? Desculpem-me mas, se foi feita uma auditoria entre Novembro de 2011 e Julho de 2012, essa auditoria é uma boa base para começar a ver o que está lá de mal. Ou será que o governo anterior pagou às consultoras e não foi feito nenhuma auditoria? Limitaram-se a preencher uns quadradinhos para enviar para a Troika sem ver nada sobre o banco? É a única razão para estes dois partidos não deixarem que essa dita cuja seja enviada para a comissão? É que, pelo que percebi, essa auditoria não está na posse do estado nem da CGD. Estará na posse das consultoras e só o PSD-CDS poderão libertá-la para a comissão.
  • Herminio
    20 jun, 2016 leiria 23:10
    Estes sr. s deputados sempre tão dicididos em comissões de inquéritos, para tentar justificar o injustificável (que se faltam de trabalhar) quando quase todos veem que metade chegavam e sobravam para o serviço e podiam continuar a ter folgas extras e férias grandes. É nas comissões de inquérito que a geringonça se diverte. Uns verdadeiros artistas. Se a culpa é do PSD e CDS pq será que não querem dar mais um brilharete. O PS nas ultimas subvenções ganhou 21-9 e aqui mantém o avanço. Eu acho que não serve para nada como as outras. É quase uma feira de vaidades

Destaques V+