A+ / A-

Renovar o cartão de cidadão a partir de casa?

17 jun, 2016 - 08:28

É uma das alterações a ser ponderada pelo Governo, que também está a analisar a renovação do cartão de cidadão de 10 em 10 anos para quem tenha mais de 25 anos de idade.

A+ / A-

A ministra da Presidência e da Modernização Administrativa comprometeu-se a disponibilizar serviços ao domicílio para a renovação do cartão do cidadão, na impossibilidade técnica de o documento ser vitalício, como o antigo bilhete de identidade.

"Os serviços do Ministério da Justiça estão disponíveis para ir não só tratar da renovação a casa do cidadão ou ao sítio onde ele se encontra como entregar-lhe o cartão do cidadão. Poderemos ainda afinar tecnicamente esse serviço, mas essa preocupação está acautelada", afirmou Manuela Leitão Marques no parlamento, na quinta-feira.

A ministra respondia ao deputado do PCP António Filipe, que colocou o problema de, por exemplo, cidadãos idosos estarem incapacitados de renovar o cartão do cidadão, durante o debate da proposta do Governo que introduz alterações aquele documento.

A exigência de um cartão do cidadão vitalício, como nos antigos bilhetes de identidade, tinha sido apresentada no passado pelo PCP, mas o Governo não encontrou uma solução técnica viável.

As alterações da proposta do Governo apresentadas por Manuela Leitão Marques incluem, para quem tenha mais de 25 anos de idade, a renovação do cartão de cidadão de 10 em 10 anos, em vez dos actuais cinco.

A ministra destacou ainda a possibilidade de obtenção do cartão do cidadão a partir dos 20 dias após o nascimento, em ato contínuo ao registo de nascimento e num só balcão, bem como de associar um número de telemóvel ou de endereço electrónico para receber alertas ou comunicações com a administração pública.

É introduzida também a possibilidade de reutilização da informação do cartão do cidadão para efeitos de renovação de outros documentos como passaportes, carta de condução, sempre que o cidadão o autorize e no estrito respeito pela protecção dos dados pessoais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • MARIA Ester Martins
    13 nov, 2017 Paredes 14:47
    O meu cartão está caducado como faço para renovar e receber em casa sem precisar de ir à loja do cidadão?
  • Jose do carmo corteznascimento
    16 jun, 2017 Sines 19:15
    Quero renovar o cartão cidadão que esta fora do prazo
  • Teresa de Fátima Mal
    31 mai, 2017 Alfornelos 11:36
    A minha mãe tem 87 anos, encontra-se semi acamada e não tem capacidade física nem mental para se deslocar a qualquer Loja de Cidadão. para alteração de morada no seu Cartão de Cidadão. Agradecia a vossa deslocação ao domicilio da requerente ( Rua Joaquim Barradas de Carvalho, nº6, 3º Dtº 2650-225 Alfornelos) para que o mesmo fosse alterado. Ageadecia também que fosse indicads dia e hora da vossa deslocação. Atenciosamente Margarete Neves
  • Maria lourdes dias
    30 mai, 2017 senhora da hora 17:48
    é ou não possível requerer o cartão de cidadão a partir de casa é o que e preciso
  • 30 mai, 2017 17:45
    e ou nao possivel requerer o cartao de cidadao a partir de casa e o que e preciso
  • José Luís Pereira Cr
    17 jun, 2016 castelo Branco 14:32
    Tenho 69anos o Bilhete de identidade é vitalícia serei obrigado a renovação
  • Fernando Morgado And
    17 jun, 2016 LISBOA 12:23
    Tenho 91 anos e grandes dificuldades de locomoção. O meu cartão de cidadão, tão útil, caduca em breve. Cá fico à espera de o poder renovar a partir de casa.
  • CF
    17 jun, 2016 Beja 12:04
    Mas já é possível, pelo menos em certos concelhos, renovar o CC a partir de casa para quem esteja impossibilitado de se deslocar. Os serviços vão já a casa das pessoas. Passar a validade para 10 anos, caso não seja desaconselhado do ponto de vista da segurança informática e validação de assinaturas digitais, parece-me uma muito boa medida. Já a feitura do CC na maternidade é uma ótima iniciativa, mas por favor prescindam da fotografia (e da digitalização da impressão digital?) de um recém-nascido.

Destaques V+