Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo: Portugueses de Paris são "dos melhores de todos"

10 jun, 2016 - 19:28

Presidente da República elogiou coragem dos portugueses no estrangeiro. "Vive Paris, vive la France, viva Portugal", disse na cerimónia em que condecorou portugueses que ajudaram as vítimas dos atentados de Novembro, na capital francesa.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, elogiou hoje a coragem dos portugueses que emigraram para França e, dirigindo-se aos compatriotas que residem em Paris, disse-lhes que são "dos melhores de todos".

O chefe de Estado fez hoje o seu segundo discurso do 10 de Junho perante centenas de portugueses e lusodescendentes, no Salão de Festas da Câmara Municipal de Paris, centrando-se na ligação entre Portugal e França e no papel da comunidade portuguesa neste país.

Marcelo Rebelo de Sousa falou a maior parte do tempo em francês, mas no final pediu ao Presidente francês, François Hollande, para se dirigir em português aos cerca de 800 convidados: "Queridos portugueses, queridos compatriotas, é com grande emoção que aqui estou, com o senhor primeiro-ministro [António Costa]".

"Aqueles que aqui estão são dos melhores de todos nós", disse-lhes, recordando os inúmeros portugueses que "saíram, faz agora 50 anos, numa situação de pobreza, de dificuldade, de penosidade, para partir para longe, para recomeçar a vida, sozinhos".

O Presidente da República referiu que "as famílias chegaram depois, e pouco a pouco foram refazendo a sua vida, com trabalhos duros, muito duros, no começo daqueles anos 60, e durante os anos 60, e nos anos 70".

"A França não esquece, mas Portugal ainda esquece menos. A vossa coragem, a coragem dos vossos avós, dos vossos pais, que se transmita para os vossos filhos e os vossos netos. Vós sois dos melhores de todos nós. O Presidente da República Portuguesa, em nome de todas as portuguesas e de todos os portugueses, vos agradece o vosso exemplo. Bem hajam", concluiu.

No final do seu discurso, Marcelo Rebelo de Sousa combinou o francês e o português, exclamando "vive Paris, vive la France, viva Portugal".

Perante os portugueses e luso-descendentes que enchiam o salão de estilo renascentista, o Presidente da República falou no seu caso pessoal, referindo que tem os seus netos a viver "fora do território físico" de Portugal.

"E por isso é com emoção que hoje penso neles, penso no seu presente e penso no seu futuro. E é com emoção que eu penso no vosso presente e no nosso futuro", acrescentou.

Na cerimónia que teve lugar na Câmara de Paris depois de um encontro no Eliseu, os presidentes de Portugal e de França condecoraram quatro portugueses residentes na capital francesa que prestaram auxílio a vítimas dos atentados de 13 de novembro.

Margarida de Santos Sousa, José Gonçalves, Manuela Gonçalves e Natália Teixeira Syed foram condecorados com o grau de Dama/Cavaleiro da Ordem da Liberdade, numa cerimónia inserida nas comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Quebrando o protocolo, o chefe de Estado português convidou François Hollande a atribuir duas das quatro condecorações. "Vou mudar as regras das condecorações honoríficas portuguesas, que não permitem a um chefe de Estado estrangeiro condecorar os portugueses", disse Marcelo Rebelo de Sousa.

Hollande assegura que França é "amiga" de Portugal
Hollande assegura que França é "amiga" de Portugal
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rosinda
    10 jun, 2016 palmela 22:38
    desde o inicio que fui contra !Emigrantes portugal tem quase todos os paises do mundo!
  • rosinda
    10 jun, 2016 palmela 22:00
    aquela senhora dos oculos parece que nao estava nada satisfeita! nao sei mais alguem a viu mas o jose rodrigues dos santos esteve perto dela!
  • LDiogo
    10 jun, 2016 Aveiro 20:00
    "Aqueles que aqui estão são dos melhores de todos nós" é muito diferente ouvir são dos melhores de todos, o que parece que está a diferenciar dos restantes imigrantes mas, o que ele diz é que são dos melhores de todos nós, incluindo os residentes no país e ilhas, acho que "meteu a pata" nessa ânsia de querer parecer bem...tem andado num ritmo vertiginoso, começa a cansar e começa a cansar-se e o discernimento tolda-se....e eu votei nele, atenção

Destaques V+