Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Presidente promulga 35 horas com sério aviso ao Governo

08 jun, 2016 - 01:11

Marcelo Rebelo de Sousa admite pedir fiscalização ao Tribunal Constitucional em caso de aumento real de despesa.

A+ / A-

O Presidente da República promulgou esta terça-feira a redução do horário de trabalho na função pública de 40 para 35 horas semanais, mas avisa o Governo que pode recorrer ao Tribunal Constitucional em caso de aumento real de despesa.

"Porque se dá o benefício da dúvida quanto ao efeito de aumento de despesa do novo regime legal, não é pedida a fiscalização preventiva da respectiva constitucionalidade, ficando, no entanto, claro que será solicitada fiscalização sucessiva, se for evidente, na aplicação do diploma, que aquele acréscimo é uma realidade", escreve Marcelo Rebelo de Sousa numa mensagem publicada no site da Presidência.

O chefe de Estado refere que, "se o aumento for introduzido por acto de administração, pode aventar-se potencial inconstitucionalidade por violação da reserva de lei parlamentar".

De acordo com o Presidente da República, "só o futuro imediato confirmará se as normas preventivas são suficientes para impedir efeitos orçamentais que urge evitar".

"Em suma, opta-se pela visão conforme à Constituição da aplicação do regime ora submetido a promulgação, instando o Governo - que, sistematicamente defendeu, perante o Presidente da República, que essa visão era a que perfilhava-, a ser extremamente rigoroso na citada aplicação, sob pena de poder vir a enfrentar fiscalização sucessiva da constitucionalidade", acrescenta.

Na sua nota justificativa da promulgação, Marcelo Rebelo de Sousa fala também na questão de uma "eventual violação do princípio da igualdade", argumentando que "as razões invocáveis não são óbvias", porque existem "outras diversidades de regime que podem explicar a diferença de horário de trabalho".

"E, talvez por isso, sucessivos Governos, de esquerda e de centro-direita, aprovaram ou mantiveram em vigor o regime agora reapresentado, sem visíveis angústias, nem quanto ao respeito da Constituição da República Portuguesa, nem - adite-se - quanto ao bem fundado político da solução", considera o chefe de Estado.

A lei que restabelece as 35 horas como período normal de trabalho em funções públicas foi aprovada, a 1 de Junho, em votação final global com votos a favor de PS, BE, PCP, PEV e PAN e votos contra de PSD e CDS-PP.

Por unanimidade, o diploma - um texto saído da Comissão de Trabalho, com base em projetos de PCP, PEV, BE, PS e de uma proposta da Assembleia Legislativa dos Açores - teve dispensa de redação final e foi publicado em Diário da Assembleia da República logo na sexta-feira.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Dias
    08 jun, 2016 Lx 01:40
    Alguém consegue explicar, na Bélgica trabalha-se 40 horas e está em estudo passar para 45 horas, um Pais mais produtivo do que o nosso e querem aumentar a produção, nós que produzimos pouco queremos ainda baixar mais a produção !!!!!!!!!! Ainda na função pública é engraçado, o funcionário que é vinculado ao Estado trabalha 35 horas o outro que é contratado e trabalha na secretária ao lado trabalha 40, bastante motivador !!!!!!!!!!!!!!

Destaques V+