Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Rui Rio: “Esta governação passou a linha vermelha”

07 jun, 2016 - 00:53

Antigo autarca do Porto aprova alívio da austeridade, mas não à velocidade do actual Governo.

A+ / A-

Rui Rio considera que o Bloco de Esquerda e o PCP estão a levar o Governo para uma deriva, que põe em causa os compromissos internacionais do país.

A acusação foi deixada esta segunda-feira á noite pelo social-democrata e ex-autarca do Porto, durante uma sessão pública no Clube dos Pensadores, em Gaia.

“Esta governação passou a linha vermelha, não porque o PS quisesse, mas porque foi obrigado a passá-la por força do Bloco de Esquerda e do Partido Comunista”, declarou o economista.

“Eu acho que o caminho seguido no alívio da austeridade é o caminho correcto, a velocidade é que não é a correcta, por isso está a pôr em causa o atingir de um conjunto de determinados objectivos fundamentais do ponto de vista macroeconómico”, sublinhou.

Apesar de apontar defeitos ao Governo do PS apoiado pelos partidos de esquerda, Rui Rio reconhece estabilidade no executivo para surpresa de muitos.

“Ao contrário do que seria de prever, até existe alguma estabilidade. Existe uma maioria que se formou. Podemos gostar ou não gostar. Pode cair, mas não se prevê que caia.”

Rui Rio não entende algumas posições do Governo de António Costa, como a redente demissão do presidente da CCDR Norte, Emídio Gomes.

“Tendo o apoio maioritário dos autarcas da região Norte, é demitido por um Governo que ao mesmo tempo diz que aquele lugar deve ser eleito pelos autarcas todos. Há aqui uma contradição”, acusa.

No Clube dos Pensadores, Rui Rio fugiu a questão sobre uma eventual candidatura a liderança do PSD, mas garantiu que cada coisa tem o seu tempo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Miguel
    08 jun, 2016 Soares 14:05
    Sinceramente não sei, posso ser "vesgueta", mas não reconheço a este Senhor qquer mérito no que fez,melhor no que não fez, na cidade do Porto. O fecho da Câmara ao FCP é de menos. O Porto enquanto cidade e no mandato deste Senhor a única coisa que fez foi descaracterizar a Avenida dos Aliados, demolir alguns apartamentos sobre o pretexto da droga (acabou dissimulando por todos os bairros). De resto foram obras dos governos centrais como o metro que acabou obrigando a muita alteração, umas boas outras más, ao longo da cidade. Encher os cofres sem fazer nada, pagar compromissos sem assumir novos, é fácil, muito fácil. E isto foi o que fez. O que não fez foi mais que muito. É típico da direita, não gastar, nada fazer e amealhar e cortar sobre o pretexto das contas. Se compararmos o que foi feito em Gaia (endividada, mas com obra que facilita a vida dos seus habitantes e prospera) vemos que o Porto estagnou, sem endividamento mas esteve parado por 10 anos. E estes estão perdidos.... enfim
  • António Valente
    08 jun, 2016 Sintra 01:11
    Este sr. Rui Rio é mais um CHICO ESPERTO dos muitos que na politica para aí andam
  • Luís Salgado
    07 jun, 2016 Porto 21:15
    EU 07 JUN, 2016 15:43 Cheira-me que és da cor do Rio,super-lamacento,e obediente ao centralismo.Eu,sou um TRIPEIRO cheio de orgulho,se escrevo mal,então interpretaste muito bem o meu texto.Já agora,eu dou o meu nome verdadeiro,sou gente,tenho uma vida,existo,e tu?és o quê?um escroque á espreita da esmola dos ricos? Sobre os Portistas serem de Rio Tinto e arrabaldes,fico contente,pois o F.C.Porto está em todo o mundo,logo,Rio Tinto faz parte do mundo. Quanto ao Kompensam,parabéns,escreveste direitinho o nome desse anti-ácido,deves ser adepto do clube que andou a tomar esse medicamento durante os CINCO ANOS DE JEJUM!
  • Jp
    07 jun, 2016 Porto 16:00
    Linha vermelha....Passou o PSD, foi além do que era exigido pela troika...Não há duvida, a Catarina do bloco faz muita sombra a muita gente...
  • Carlos Gonçalves
    07 jun, 2016 Almada 15:43
    Saem de cena, entram em cena . Querem deixar marco histórico. Querem serem falados, noticiados. Não querem ser esquecidos. Querem deixar legado, coisa que nunca deixaram . Não querem ficar no baú. Querem vir " cuspir " cá para fora. Não se sentem bem no sofá . Ficam mal dispostos. " Porque eu já fui o que sou " !! Meus amigos/as, a Politica é porca, suja, mal cheirosa, corrupta , e sei lá mais... o que isso é senhor !!
  • EU
    07 jun, 2016 15:43
    Sr Luís Salgado: se tem azia compre Kompensan! Rui Rio pôs o FCP na linha. Não confunda o f(r)utebol com política. Uma coisa é o Porto outra coisa é o FCP. É tanto assim que, Rui Rio "fechou" as varandas da Câmara aos adeptos do FCP e nas eleições seguintes ganhou! Afinal não há assim tantos portistas no Porto como aquilo que julga. Os portistas são mais de Rio Tinto e outros arrabaldes. Quanto ao ser "chico-esperto": há quem seja "chico-esperto" mas o Sr Salgado é "carapau de corrida", vem fazer comentários a escrever qualquer coisa em Castelhano, mas não sabe escrever Português! Está sempre a tempo de mudar!
  • Luís Salgado
    07 jun, 2016 Porto 13:40
    Alguém aqui pergunta o que é que Rui Rio fez...ok,eu respondo;Bloqueou a varanda da Câmara Municipal do Porto aos festejos dos adeptos dos clubes da cidade..Esta atitude é impensável,pois,qualquer presidente da Câmara o que quer é que alguém,ou alguma instituição da sua cidade tenha notoriedade em qualquer tipo de actividade. Vejam o caso de Lisboa,seja qual for o presidente da Câmara,nunca fecharam as portas da Câmara aos clubes da cidade.Mesmo em Espanha,onde o Câmara é o Ayuntamiento,fazem questão de abrir as portas e de receber toda e qualquer equipa da cidade com toda a pompa e circunstância.Bom,como todos já deviam ter reparado,o Rio cai para onde lhe dá mais jeito.Há,já esquecia,sim,o Rui fez uma obra monumental na cidade do Porto.Fez uma jura solene que ia acabar com o tráfico de droga na cidade do Porto,e que fez ele?Demoliu uma parte do Bairro São João de Deus(bairro dos ciganos) e distribuiu-os por vários bairros.Conclusão,retirou o tráfico de droga de um local,e disseminou-a por TODOS!Parabéns ao Rio,que gosta de agradar ás maiorias.Esta arte de agradar ás maiorias,na minha terra chama-se.CHICO-ESPERTICE!!
  • barsanulfo
    07 jun, 2016 alcains 11:11
    Do alto do seu púlpito, Sua Exa. o Sr. Cardeal Patriarca do Norte, sem fiéis, em mais uma das suas inúteis homilias.
  • Luis
    07 jun, 2016 Lisboa 09:28
    Outro que se tivesse um pouco de senso deveria estar calado. É daqueles que nunca f.....nem nunca deixa f.....Não há já pachorra para tanto cretino.
  • Mar
    07 jun, 2016 algures 08:34
    Esperamos que desabroche antes das próximas eleições

Destaques V+