Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Volkswagen vai recomprar 500 mil viaturas

21 abr, 2016 - 00:19

Acordo alcançado com a administração norte-americana prevê ainda que a marca alemã compense com 4.400 euros os compradores das viaturas.

A+ / A-

A Volkswagen e a administração norte-americana chegaram a um princípio de acordo. A marca vai comprar 500 mil carros a diesel (Jetta, Golf, Audi A3 e SUV da Porsche), que tinham o chip que permitia enganar as emissões.

Como parte do acordo, a marca alemã vai ainda compensar os compradores das viaturas: Vai dar 4.400 euros cada cliente com veículos com filtros de emissões manipulados, informa o diário alemão "Die Welt".

A Volkswagen tem de apresentar, esta quarta-feira, perante um tribunal norte-americano as propostas concretas para retirar de circulação os veículos com motores a gasóleo adulterados se quiser evitar um julgamento este verão nos Estados Unidos, país no qual foram afectados quase 600 mil carros.

A reunião preliminar vai realizar-se no Tribunal do Distrito do Norte da Califórnia, em São Francisco, pelas 8h00 (16h00 em Lisboa), presidida pelo juiz Charles Breyer.

A Volkswagen irá assumir os custos do reequipamento dos veículos afectados, acrescenta "Die Welt", que cita fontes financeiras.

Até agora, a Volkswagen colocou de lado cerca de 6.700 milhões de euros para fazer frente aos custos da manipulação dos programas informáticos que medem as emissões de gases, mas quer aumentar a quantia significativamente, segundo fontes conhecedoras da situação citadas pelo diário alemão.

A Volkswagen viu-se envolvida nos últimos meses num escândalo depois de o fabricante alemão admitir ter instalado em 11 milhões de carros um 'software' capaz de falsificar os valores das emissões poluentes dos motores a diesel.

A Volkswagen arrisca-se agora a pagar milhões de euros em indemnizações e multas.

Em Portugal, os veículos afectados pela fraude cometida pelo grupo Volkswagen são 125.491, segundo o relatório preliminar apresentado pelo grupo de trabalho criado pelo anterior Governo de Pedro Passos Coelho.


[notícia actualizada às 9h50]


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+