Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Médicos ameaçam com greve se valor das horas extra não for reposto

30 mai, 2016 - 14:35

Sindicato considera injusto que médicos contratados por empresas de prestação de serviços médicos ganhem 10 vezes mais.

A+ / A-

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) vai solicitar a intervenção do primeiro-ministro e dos partidos para o Governo repor o pagamento a 100% do valor das horas extraordinárias, uma revindicação que, a não ser satisfeita, poderá resultar numa greve dos clínicos.

Em declarações à agência Lusa, o secretário-geral do SIM disse que o conselho nacional deste sindicato deu "luz verde" para que sejam tomadas medidas com vista ao fim da "manutenção da injustiça do pagamento em 50% das horas extraordinárias, ao mesmo tempo que persistem o pagamento às empresas de mais do triplo desse valor".

"O SIM continua a privilegiar o diálogo e a demonstrar uma infinita paciência, já desde o PAF [programa de ajustamento financeiro], e a aguardar a reposição do valor", disse Jorge Roque da Cunha.

O dirigente sindical lamenta, sobretudo, que ao mesmo tempo que o Ministério da Saúde alega não ter meios para esta reposição, aceite pagar 50 euros à hora às empresas de prestação de serviços médicos.

"Ao lado de um médico chefe de equipa que recebe cinco euros a mais por cada hora extraordinária que faça pode estar um profissional sem qualquer tipo de responsabilidade e a quem é pago 50 euros por essa mesma hora", disse.

Para demover o Governo neste propósito, o SIM vai solicitar uma reunião com o primeiro-ministro, bem como com os grupos parlamentares na Assembleia da República.

O SIM vai ainda solicitar um encontro com a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) para com esta força sindical "articular futuras acções".

Segundo Jorge Roque da Cunha, uma greve não está posta de parte, mas será sempre "um último recurso".

O sindicalista sublinhou ainda que é grande o desânimo junto da classe médica. "Os médicos estão furiosos", disse.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • SEIXAL
    30 mai, 2016 Seixal 15:38
    Aproveitem, o costa diz a tudo sim, com os dinheiros dos outros não passa nada....

Destaques V+