Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Novo naufrágio de migrantes ao largo da Líbia faz dezenas de mortos

26 mai, 2016 - 15:20

Desde o início do ano, pelo menos 1.370 migrantes e refugiados perderam a vida na tentativa de atravessar o Mediterrâneo com destino à Europa.

A+ / A-

Um novo naufrágio esta quinta-feira ao largo da costa líbia fez entre 20 e 30 mortos, segundo o capitão Antonello de Renzis Sonnino, porta-voz da Operação Sofia, a força naval europeia contra o tráfico humano.

"Um avião luxemburguês localizou a cerca de 35 milhas (65 quilómetros) da costa da Líbia uma embarcação que adornou, com cerca de uma centena de migrantes na água ou agarrados aos destroços. Os mortos estimados são entre 20 e 30 pessoas", declarou a mesma fonte.

O avião deu o alerta e, em seguida, "um segundo aparelho, espanhol, deslocou-se ao local e largou um kit de socorro", acrescentou o militar.

Dois navios da guarda costeira italiana e um navio espanhol, o "Reina Sofia", aproximaram-se dos migrantes na água e socorreram mais de 80. As operações de resgate prosseguem.

Este novo drama ocorre no dia seguinte ao de uma tragédia semelhante na sequência da qual morreram cinco pessoas quando a embarcação onde seguiam adornou também.

Centenas de pessoas que seguiam nesta embarcação caíram à água e 562 foram salvas pela marinha italiana, que divulgou imagens do acontecimento.

De acordo com os números do Alto Comissariado para os Refugiados (HCR) de 25 de maio, 37.785 pessoas chegaram a Itália desde o início do ano.

No mesmo período, 1.370 migrantes e refugiados perderam a vida na tentativa de atravessar o Mediterrâneo com destino à Europa, um número que representa uma queda de 24 pontos percentuais em relação ao mesmo período em 2015 (1.792), fez saber na passada terça-feira a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+