Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Tragédia em Montemor-o-Velho. Homem mata três familiares e suicida-se

27 mai, 2016 - 07:00

Crime aconteceu na habitação onde o suspeito, de 41 anos, residia com os pais e uma avó. Um outro casal de familiares e a sua filha, de oito anos, conseguiram escapar.

A+ / A-

Foi encontrado morto o presumível autor dos disparos que atingiram mortalmente três pessoas, suas familiares, na noite de quinta-feira, em Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra. Depois de várias horas, a GNR entrou na casa onde o suspeito, de 41 anos, se tinha barricado.

O crime "ocorreu dentro da casa" no lugar de Faíscas, freguesia de Arazede, onde o homem residia com a família, pouco antes das 21h00, adiantou a fonte do Comando Territorial de Coimbra da GNR.

O Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra confirmou à agência Lusa que a GNR encontrou quatro cadáveres dentro da habitação.

O suspeito da morte dos familiares, de acordo com a edição "online" do "Diário de Notícias", encontrava-se com o pai, a mãe, a avó e um casal de familiares e a filha deste, com oito anos, num lanche ajantarado na cozinha da casa quando subitamente eclodiu uma discussão violenta entre o suspeito e o pai.

O homem terá então saído da cozinha, subiu ao quarto, voltando a descer, armado com uma caçadeira, tendo sido nessa altura que praticou o triplo homicídio. O casal de visitantes e a filha conseguiram fugir e alertaram as autoridades.

A GNR local montou uma operação que durou toda a noite, tendo sido destacados para o local meios de Lisboa.

Ainda de acordo com o jornal, o oficial da GNR João Seguro explicou aos jornalistas, no local, que o suicídio com tiro de caçadeira - a arma que usou para matar os pais e a avó - terá ocorrido logo após o triplo assassinato.

Foi uma tragédia "de todo imprevisível" já que, segundo aquele militar, o homicida não possuía "nenhum histórico de violência".

Homicida descrito como "pessoa reservada"

João Seguro disse que o assalto da GNR demorou sete horas a acontecer devido à necessidade de "privilegiar a segurança de todos os intervenientes". As autoridades receavam que Paulo da Cruz estivesse barricado dentro de casa e as recebesse a tiro.

O culminar da operação aconteceu depois ter chegado de Lisboa um autocarro da GNR com elementos do Grupo de Intervenção de Operacionais, responsáveis pelo 'assalto' à habitação.

As três vítimas de Paulo da Cruz terão sido encontradas num pátio exterior da casa. Paulo da Cruz foi emigrante no Luxemburgo tendo regressado há meses a Portugal depois de ter sido despedido, segundo a imprensa.

Habitantes da localidade referem que era uma "pessoa reservada", que caçava, daí ter uma caçadeira, com a qual praticou os crimes.

[Notícia actualizada às 9h04]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pinto
    27 mai, 2016 Porto 13:22
    Há factos marcantes que acompanham a mente toda a vida, basta um clik.
  • oraaíestá!
    27 mai, 2016 dequalquerlado 10:20
    Esperar 7 horas? Tiveram a fazer o quê? Podiam ter ficado em casa a dormir. Isto é o cúmulo do ridículo. Vergonhoso.
  • Jorge
    27 mai, 2016 Portalegre 10:16
    Deplorável a completa inacção do destacamento da GNR no local e completamente inaceitável que o GI chegasse com 7 horas de atraso. E não deixa de ser curioso que a nossa comunicação social procure esconder as "queixas" escritas nas redes sociais pelo homicida contra o actual estado do "sistema" que (des)governa a UE.
  • fields
    27 mai, 2016 lx 09:52
    A justificação da GNR para demorar 7 horas a entrar na casa sob pretexto de assegurar a segurança de todos os intervenientes, é no minimo rebuscada, então o que é que mudou em termos de condições de segurança se não tiveram nenhum feedback do interior da casa! Estavam convencidos que o homicida estava barricado no interior da habitação e trataram de montar o cenário para uma intervenção à americana com cobertura dos OCS para mais tarde recordar, mas a coisa saiu furada, pelos vistos!
  • cassiano freitas
    27 mai, 2016 Cinfães 09:18
    Triste figura a da GNR ..." esperar 7 horas que o morto morresse ",para actuar e ainda esperar pelos " bons " de Lisboa ...

Destaques V+