Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Como foi apanhado o espião português que vendia segredos para a Rússia​

23 mai, 2016 - 19:05 • Celso Paiva Sol

Funcionário do SIS foi detido em Itália, depois de um encontro suspeito. As autoridades suspeitam que vendia informações relativas à segurança do Estado português.

A+ / A-

A polícia judiciária italiana deteve duas pessoas, em Roma, uma das quais um funcionário do Serviços de Informações de Segurança (SIS), por suspeita de espionagem, corrupção, violação do segredo de Estado e branqueamento de capitais. A Renascença apurou que há suspeitas de que o agente do SIS vendia informações classificadas a um serviço secreto russo.

O homem do SIS vendia sobretudo informações relativas à segurança do Estado português, sabe a Renascença.

Os dois homens foram detidos pela polícia italiana e assim vão ficar até que haja uma decisão sobre o pedido de extradição da justiça portuguesa.

Dentro do SIS, as suspeitas começaram em 2015. Quando se mostraram mais consistentes, foram transmitidas ao Ministério Público. Foi o próprio Júlio Pereira, o secretário-geral do Sistema de Informações, que comunicou essas suspeitas à Procuradoria-Geral da República.

A investigação do DCIAP e da Unidade de Combate ao Terrorismo da Judiciária já dura há vários meses, mas foi a iminência de um novo encontro entre o funcionário investigado e um suposto espião russo que acabou por precipitar a detenção.

Os investigadores souberam da viagem até Roma e, em poucos dias, foram emitidos dois mandatos europeus de detenção e uma carta rogatória pedindo a apreensão de todo o tipo de provas. Foi ainda decidido enviar inspectores da PJ para a capital italiana – uma operação-relâmpago que envolveu a Interpol, o Eurojust e a polícia italiana.

No terreno, a operação só avançaria se houvesse mesmo encontro entre o espião português e o alegado espião russo, o que viria a acontecer no sábado, à hora do almoço. Ao que a Renascença apurou, este não foi o primeiro encontro que teve com emissários russos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Paulo Filipe
    25 mai, 2016 Amadora 19:46
    Vender? No tempo da URSS davam o que eles queriam e à borla, mas de facto o que haverá para vender?
  • fernando silva
    25 mai, 2016 Coimbra 09:09
    Só pode ser anedota , o que pode haver nesta espelunca para contar aos russos????
  • fields
    24 mai, 2016 lx 13:01
    Não antevejo um futuro nada agradável para este senhor. Como espião supostamente saberá coisas que podem comprometer muita gente e como parece que tem ligações à maçonaria, a coida piora. Mas que se o deixassem falar seria muito bom para o país disso não tenho qualquer dúvida. Por outro lado, tratando-se de um assunto que envolve segredos de estado, como é que é possível este assunto passar para a comunicação social, não deveria ser uma operação secreta! Mais uma fanfarronice dos suspeitos do costume...
  • Marco
    24 mai, 2016 Carcavelos 12:47
    Eu também gostava de ser espião e trabalhar para os russos. Deve ser emocionante ser espião e receber dinheiro para o fazer.
  • asilva
    24 mai, 2016 r.maior 10:32
    valha-nos a mísericordia de deus porque nos homens não se pode confiar estão perdidos, um faz outro desfaz.
  • Zita
    24 mai, 2016 LIsboa 07:51
    Então, mas agora não somos todos camaradas? Qual é o problema? É tudo normal, quem devia zelar pela segurança do país vende-a. Isto é fruto da educação académica, passaria pela cabeça do meu Pai ou Avô vender a segurança do país a estrangeiros? Não. Porque eles sabiam o significado da palavra Pátria que hoje a maior parte destes garotos desconhecem.
  • Rogério José Rosa de
    23 mai, 2016 Bobadela 23:29
    ena pá !
  • Joaquim Canas
    23 mai, 2016 EUA/USA 23:05
    Lá estás tu, José Leal, a culpar os norte-americanos outra vez! Os americanos: Condenados por fazê-lo; condenados por não o fazer.
  • Pinto
    23 mai, 2016 Custoias 23:01
    Qual o problema, já não há nada em Portugal para vender, já foi tudo roubado e vendido ao desbarato.
  • orlando martins
    23 mai, 2016 lisboa 22:46
    Lá se foi o segredo do pastel de nata...

Destaques V+