Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Arranca a época de exames. Alunos do 4º e 6º ano fazem provas de aferição

23 mai, 2016 - 07:34 • Fátima Casanova

Deixaram de ser finais, tornaram-se facultativas em cada escola e realizam-se este ano pela última vez.

A+ / A-

Depois da polémica, arranca esta segunda-feira a época de provas de aferição nas escolas. Os primeiros a testar os seus conhecimentos são os alunos do 4º e 6º anos, que fazem provas a Português e Matemática.

A avaliação externa do ensino básico sofreu alterações ao longo deste ano lectivo, o que suscitou polémica junto da comunidade educativa. Tudo começou no final de 2015, logo após a tomada de posse do novo Governo, quando o Parlamento eliminou os exames do 4º ano.

Já em Janeiro, o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, acabou com as provas do sexto ano e anunciou o novo modelo de avaliação externa para o ensino básico – um modelo que inclui provas de aferição a meio dos três ciclos do ensino básico (nos 2º, 5º e 8º anos), já para entrar em vigor no presente ano lectivo.

A polémica estalou e foi necessária a intervenção do Presidente da República para se definir um regime transitório, que deu o poder de decisão aos directores dos agrupamentos escolares. Até 30 de Abril, tiveram de comunicar à tutela que provas iriam fazer no primeiro, segundo e terceiro ciclos.

Menos de 8% dos directores decidiram realizar as antigas provas finais dos 4º e 6º anos em conjunto com as novas provas de aferição e só 2% optaram por realizar as provas dos 4º e 6º anos.

Tiveram, assim, vida curta os exames do primeiro e segundo ciclos, que tinham sido aprovadas pelo ministro Nuno Crato, do governo de coligação PSD/CDS, e que contavam para a nota final de ciclo.

Quanto às novas provas de aferição, anunciadas por Tiago Brandão Rodrigues, mais de metade dos directores decidiram realizá-las. Arrancam a 6 de Junho.

As provas de aferição que agora arranca podem ser realizadas até dia 3 de Junho e deixarão de constar do calendário de avaliação externa do ensino básico no próximo ano lectivo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • iresponsabilidade
    23 mai, 2016 Santarém 22:10
    Brincar com a educação vai custar décadas de atraso no desenvolvimento do país!

Destaques V+