Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Fumar mata - deixe já". Frases e imagens chocantes chegam aos maços de tabaco

20 mai, 2016 - 06:30

Apesar de a rotulagem começar a a ser usada nos maços de tabaco, foi definido um período de um ano para escoar as embalagens antigas.

A+ / A-

Os maços de tabaco com imagens chocantes, frases de alerta e o número da linha de saúde 24 que disponibiliza ajuda para deixar de fumar começam a ser vendidos esta sexta-feira, mas a introdução destas embalagens será gradual.

Apesar de a rotulagem começar a a ser usada nos maços de tabaco, foi definido um período de um ano (até 20 de Maio de 2017) para escoar as embalagens antigas.

As novas regras para a venda de tabaco constam de legislação publicada em Agosto em Diário da República e que entrou em vigor no início de Janeiro, determinando que as embalagens de produtos de tabaco para fumar (como cigarros, tabaco de enrolar e tabaco para cachimbo de água) devem apresentar "advertências de saúde combinadas", que incluem texto e fotografia a cores.

Algumas das opções constantes da "biblioteca de imagens" consistem em pulmões e línguas com tumores malignos, pessoas amputadas, mortas dentro de sacos ou em camas de hospital, uma mulher a cuspir sangue ou um bebé a fumar através de uma chucha.

O objectivo da nova rotulagem é reduzir o consumo, diz à Renascença a responsável pelo Programa nacional de Prevenção do Tabagismo, Emília Nunes.

“Estas imagens procuram mostrar as doenças que o tabaco provoca ou, por exemplo, o impacto que o consumo tem na família, os prejuízos que o consumo acarreta não só para o fumador mas também para as pessoas que estão expostas ao fumo. Este tipo de imagens é mais ou menos comum aos restantes países que adoptaram esta medida”, afirma.

Estas imagens são acompanhadas de frases de alerta, entre as quais "fumar provoca 9 em cada 10 cancros do pulmão", "fumar provoca cancro da boca e da garganta", "fumar provoca acidentes vasculares cerebrais e incapacidades", "fumar agrava o risco de cegueira" e "os filhos de fumadores têm maior propensão para fumar".

Além disto, passa a ser obrigatório as embalagens conterem duas advertências: "Fumar mata - deixe já" e "O fumo do tabaco contém mais de 70 substâncias causadoras de cancro".

Ao todo, as advertências combinadas (texto e imagens) passam a ocupar 65% das embalagens, no caso dos maços de cigarros, em ambas as faces.

Também arranca esta sexta-feira a linha de cessação tabágica. Os interessados devem ligar para o 808 24 24 24.



Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Grave
    25 jan, 2017 Gondomar 10:33
    Fumar mata mas o futebol mata mais depressa

Destaques V+