Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Selecção Nacional

​Tem dois minutos? Recorde a época dos 23 de Fernando Santos

17 mai, 2016 - 20:51 • José Pedro Pinto

Aí estão os convocados para o Euro 2016, que serão oficializados a 30 de Maio.

A+ / A-

GUARDA-REDES

Rui Patrício: O dono da baliza do Sporting e da Selecção Nacional. Prepara-se para novo Europeu, aos 28 anos, depois de uma temporada em que foi o guarda-redes menos batido da Primeira Liga portuguesa.

Anthony Lopes: O "número 2", na sombra de Rui Patrício. O guardião canhoto de 25 anos, luso-francês, ajudou o Olympique Lyon a garantir a entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões da próxima temporada.

Eduardo: Conquistou a "dobradinha" na Croácia, ao serviço do Dínamo Zagreb. Aos 33 anos, é a terceira solução na hierarquia de Fernando Santos.

DEFESAS

Cédric Soares: Para primeiro ano na Premier League, auxiliar o Southampton a regressar à Liga Europa é um balanço positivo. Lateral-direito de 24 anos, formado no Sporting, será a concorrência de Vieirinha por um dos lados da defesa da Selecção.

Vieirinha: Titular indiscutível? Assim parece, pelas últimas opções de Fernando Santos. De explosivo extremo a uma feliz adaptação a defesa, Adelino André Vieira de Freitas, de 30 anos é o mais provável titular no lado direito da defesa.

Eliseu: As críticas à forma física e a alguns erros de abordagem defensiva passam-lhe ao lado. E a Fernando Santos também. Sem Fábio Coentrão, o açoriano de 32 anos é o homem da confiança do engenheiro para o flanco esquerdo.

Raphael Guerreiro: Outro dos luso-franceses a constar nas opções de Fernando Santos. Titular do Lorient, o lateral-esquerdo de 22 anos demonstrou já capacidade para assumir um lugar no onze da Selecção. O problema chama-se Eliseu.

Ricardo Carvalho: Quanto mais velhos melhor, pensará Fernando Santos quanto aos centrais. Aos 37 anos, é o veterano de serviço, transportando para campo toda a experiência e capacidade de liderança. O defesa não teve uma época feliz no Mónaco mas o contexto da equipa do Principado é deveras particular.

Pepe: Aos 33 anos, pode chegar a França com a segunda Liga dos Campeões do seu currículo pessoal. O central luso-brasileiro do Real Madrid deverá formar dupla com Ricardo Carvalho no onze-tipo de Fernando Santos. Concluiu a Liga Espanhola no segundo lugar e vai à final da Champions.

Bruno Alves: Faz parte de um "dream team" que tinha tudo para vencer tudo mas que termina a época com "bola". O poveiro, de 34 anos, actua no Fenerbahçe e tem vindo a atravessar alguns problemas físicos, nos últimos meses. Suplente de luxo para momentos de maior aperto.

José Fonte: Garantia de qualidade e regularidade. Precisou de sair de Portugal para demonstrar toda a categoria do seu futebol. Tem 32 anos e, à semelhança do companheiro de equipa Cédric Soares, voltou a guiar o Southampton a uma qualificação europeia.

MÉDIOS

William Carvalho: Vice-campeão português, 24 anos, qualidade na recuperação de bola, qualidade de passe, visão de jogo, capacidade de dosear ritmo da equipa. Mas tudo isto após uma época irregular e com alguns reparos. Tem a ameaça do portista Danilo Pereira pelo posto no vértice mais recuado do meio-campo.

Danilo Pereira: O homem de quem se fala. Temporada de estreia no FC Porto com classe e regularidade, apesar da prestação paupérrima do dragão. Aos 24 anos, pode ter o privilégio de ser o "trinco" titular na linha média da equipa das quinas.

João Moutinho: O génio que deveria ter um pequenino "admirável mundo" só dele. O médio do Mónaco, de 29 anos, tem lugar reservado no meio-campo de Fernando Santos. Pudera.

Adrien Silva: A melhor época de sempre, segundo os críticos, pode não dar titularidade ao terceiro luso-francês dos convocados de Fernando Santos. Médio do Sporting tem 27 anos e, esta época, apontou nove golos.

João Mário: Cerebral ao meio ou numa das alas, dá profundidade e capacidade multifacetada para as escolhas de Fernando Santos. Já há quem não o tire do estatuto de titular. Criativo de 23 anos rende mais no corredor direito mas é igualmente desequilibrador no "miolo".

André Gomes: No meio de uma época impensável do Valência, o médio formado nas escolas do FC Porto e do Benfica foi dos que menos comprometeu, registando exibições de fino recorte técnico. Mais um suplente de luxo, aos 22 anos, para o seleccionador nacional.

Renato Sanches: Percebe-se, pelas explicações de Fernando Santos, que o jovem médio de 18 anos que acaba de se sagrar campeão nacional pelo Benfica surge nos eleitos pelo impedimento físico de Bernardo Silva. Os últimos dias foram assoberbantes para o “delfim” que foi transferido para o Bayern Munique, por 35 milhões de euros, sagrou-se campeão 2015/16 e é agora chamado a representar o seu país no Euro 2016.

AVANÇADOS

Cristiano Ronaldo: Os ombros sobre os quais recaem todas as expectativas de um título europeu. Não foi o melhor marcador dos campeonatos europeus mas, com 35 golos, ficou a apenas cinco de distância de um "matador" bem mais eficaz, Luis Suárez. Tal como Pepe, pode chegar ao Europeu com a confiança e ego reforçados por mais uma Champions conquistada. Total da época: 47 jogos e 51 golos pelo Real Madrid.

Nani: A par de Bruno Alves, viu o título de campeão turco escapar-se-lhe entre os dedos, ao serviço do Fenerbahçe. Nem sempre é regular mas quando o rastilho acende, é impossível travar a explosão do extremo de 29 anos formado no Sporting.

Rafa Silva: Em Janeiro, esteve com um pé no FC Porto. Isso diz muito da temporada realizada pelo veloz extremo de 23 anos do Sporting de Braga, natural de Vila Franca de Xira. Encheu os relvados do futebol nacional e europeu com o perfume de um futebol limpo, vertical e vertiginoso. Não admira que haja quem defenda a sua titularidade de olhos fechados.

Ricardo Quaresma: Campeão pelo Besiktas, anda muito longe do fulgor de outros tempos, mas continua a ser uma escolha bem válida para Fernando Santos. O extremo de 32 anos não será titular.

Éder: Motiva ódios e amores. Mais a primeira do que a segunda opção porque, esta temporada, apontou apenas seis golos em 29 golos. É o único ponta de lança chamado por Fernando Santos. E só com a queda de Ronaldo será opção primária na Selecção.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+