Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fernando Santos

A lógica do "nós". "Renato Sanches? Não procuramos destacar ninguém"

17 mai, 2016 - 21:03

Seleccionador nacional conversou durante quase meia-hora com os jornalistas, após o anúncio dos convocados para o Euro 2016.

A+ / A-

Temas incontornáveis das explicações de Fernando Santos após a divulgação dos 24 convocados para o Euro 2016: Renato Sanches, a ausência de Bernardo Silva e o quadro clínico dos eleitos para França, sempre na certeza de que os 23 eleitos hoje só serão definitivamente confirmados à UEFA a 30 de Maio.

Renato Sanches

Logo à partida, a chamada do “delfim” de 18 anos, que já se viu envolvido numa milionária transferência do Benfica para o Bayern Munique, não mereceu qualquer destaque no discurso do seleccionador nacional. O “nós” sobrepõe-se ao individualismo de cada escolha.

“Todos os jogadores que aqui estão foram escolhidos após muita ponderação. Não há nenhum jogador que procuramos destacar. Compreendo perfeitamente a questão, mas teríamos que começar e terminar no Éder. Estes são os eleitos”, afirmou o seleccionador “AA” de Portugal, em resposta à questão colocada por Bola Branca.

Bernardo Silva

O médio do Mónaco contraiu uma lesão na coxa direita e, com paragem de três semanas, a sua eleição para o Europeu fica inviabilizada. A resposta mais contundente de Fernando Santos surgiu no remate final do encontro com os jornalistas, na Cidade do Futebol.

“Quando nos dizem que há três semanas de recuperação, nesta altura, não dá”, atirou, encerrando o assunto, mas não sem antes se debruçar nos argumentos técnicos.

“Um dos critérios de análise é o quadro clínico dos jogadores. Claro que o jogador (Bernardo Silva) está com impedimento, seguramente”, salientou.

Cristiano Ronaldo

Outra das preocupações recentes, devido a problemas físicos, residiu no próprio capitão da Selecção Nacional. Cristiano Ronaldo contraiu uma incomodativa e preocupante mazela, durante um jogo com o Villarreal, ao serviço do Real Madrid. E Fernando Santos ouvir o alarme soar.

“Todas as semanas monitorizámos o quadro clínico de todos os jogadores, em contacto com os departamentos clínicos dos clubes. Sempre que nos soou o alarme, tentámos sempre perceber tudo. O caso do Ronaldo não é uma excepção, porque tivemos sempre a preocupação de acompanhar isso”, começou por dizer, deixando uma previsão sobre a condição física e emocional do CR7.

“O Cristiano estará na sua melhor forma e estará a preparar-se física e emocionalmente para a final da Liga dos Campeões e também para o Europeu, porque quer muito estar neste Europeu”, afiançou.

Ainda assim, voltamos à questão do “nós”. E isto porque o engenheiro já habituou o público a uma lógica colectiva. Por isso, o mesmo grau de preocupação sobre a lesão de Ronaldo presidiu igualmente à abordagem da recente mazela de Danilo Pereira, outro dos convocados.

“ Teríamos de ter muita atenção à sobrecarga dos jogadores. Nesta fase final, a sobrecarga pode originar lesões que podem demorar mais tempo a recuperar. O Danilo também me preocupou. Mas procurámos esclarecer o que se passava e quando nos foi dito pelo FC Porto e do jogador que a situação era facilmente ultrapassável, ficámos tranquilos”, finalizou.

Recorde, aqui, o anúncio dos convocados e todas as explicações de Fernando Santos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+