Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bancos vão ter de reflectir taxas Euribor negativas nos empréstimos

31 mar, 2015 - 18:11

Recomendação do supervisor abrange todo o tipo de contratos de créditos e financiamento.

A+ / A-
O Banco de Portugal vai obrigar as instituições financeiras a reflectirem nos empréstimos as taxas Euribor negativas.

A recomendação do supervisor abrange todo o tipo de contratos de créditos e financiamento, ou seja, se as taxas entrarem em terreno negativo, os bancos vão ser obrigados a reflectir esse impacto no cálculo da taxa de juro.

Esta posição do Banco de Portugal contraria o entendimento dos bancos, que defendiam uma taxa zero quando o valor fosse negativo.

O supervisor lembra que não podem ser introduzidos limites à variação do indexante ao contrato de crédito e financiamento.

Até agora apenas as taxas Euribor de muito curto prazo (entre uma semana a um mês) entraram em terreno negativo. Já as mais usadas no crédito à habitação (entre três e 12 meses) apesar de baixas mantém-se em valores positivos.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+