Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Alfândega da Fé. Frio e chuva fora de tempo destroem produção de cereja

14 mai, 2016 - 14:09 • Olímpia Mairos

Há pomares em que as quebras chegam aos 80%. No Vale da Vilariça as perdas na produção do fruto são “quase totais”.

A+ / A-

No concelho de Alfândega da Fé as chuvas e frio de Abril e Maio afectaram a produção de cereja. Há pomares em que as quebras na produção ultrapassam os 80% e variedades já perdidas. A colheita também está atrasada.

“Não há memória de um ano tão mau para a produção de cereja”, diz o presidente da cooperativa agrícola, Eduardo Tavares.

A produção de variedades precoces de cereja está a enfrentar “o pior ano de que há memoria, com perdas quase totais”, reitera o presidente da cooperativa e vice-presidente da autarquia de Alfândega da Fé, apontando quebras “muito significativas” em todo o concelho.

“Com a continuação do tempo frio e chuvoso, os nossos piores receios vieram a confirmar-se, com perdas que ultrapassam os 80 % da produção concelhia, que, em média atinge, anualmente, uma centena de toneladas “, refere à Renascença.

“Só a cooperativa agrícola estima perdas 50 a 60 mil euros, nos seus 50 hectares de terrenos destinados à produção de cereja, mas em todo o concelho os prejuízos podem chegar aos 80 mil euros”, concretiza Eduardo Tavares.

Em condições normais, por exemplo, o Vale da Vilariça já deveria estar a produzir cereja há mais de 15 dias, mas o produto só agora começa a maturar.

“A cereja, que agora começa a madurar começa a ficar rachada, o que lhe retira valor comercial. No caso da Vilariça, posso falar numa quebra de quase cem por cento, porque a cereja não vai ter aproveitamento para o mercado”, conclui.

As quebras “acentuadas” vão ressentir-se na economia do concelho, não só ao nível dos particulares, mas também dos associados da cooperativa.

Em ano considerado normal, a produção de cereja no concelho de Alfândega da fé pode atingir as 100 toneladas com facilidade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+