Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Síria

Alepo, um “novo Sarajevo”

06 mai, 2016 - 18:11

A situação em Alepo nunca esteve tão má como agora, dizem os representantes da Igreja Católica que continuam na cidade a tentar ajudar quem não tem dinheiro sequer para fugir.

A+ / A-
Situação "catastrófica" em Alepo. "Milhões de pessoas estão em risco"
Situação "catastrófica" em Alepo. "Milhões de pessoas estão em risco"

A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) apela à oração pela cidade de Alepo, na Síria, que vive uma situação cada vez mais preocupante.

O padre Franciscano Ibrahim Alsabagh, numa mensagem enviada na terça-feira para a AIS, afirma mesmo que, “desde o início da guerra”, em 2011, “nunca a situação em Alepo esteve tão mal como agora”.

Alsabagh descreve uma situação em que, “os projecteis e as bombas caem sobre igrejas, mesquitas, escolas e hospitais”. Dá como exemplo um ataque recente ao hospital local, que causou 17 mortos, um número que poderá ainda vir a aumentar.

O medo é constante, diz o sacerdote, “inúmeras casas estão parcial ou totalmente destruídas” e “quando não caem as bombas, reina na cidade uma tranquilidade inquietante, como num cemitério”.

Só ficam os pobres

Desde o início da guerra civil que Alepo ficou dividida entre forças leais ao regime e forças de diferentes grupos rebeldes. Muitos já fugiram para outros locais na Síria, ou para o estrangeiro, e outros ainda tentam fazê-lo.

“Quem pode fugir, foge. Ainda no domingo passado, os caminhos de saída estavam cheios de pessoas que abandonavam a cidade. Só ficam os mais pobres, os que nem têm dinheiro para fugir”, diz o sacerdote.

Os padres que estão em Alepo, assim como algumas religiosas, procuram dar uma ajuda essencial apesar dos poucos recursos disponíveis. “Nós ajudamos como podemos”, diz o padre franciscano.

“A maior parte das pessoas vive em casas semidestruídas e nós procuramos, na medida do possível, repará-las e, graças ao apoio que recebemos de instituições como a AIS, procuramos distribuir alimentos, roupa, medicamentos, produtos de higiene e outros artigos de primeira necessidade. Agora precisamos mesmo de toda a ajuda possível do exterior, pois encontramo-nos numa situação de necessidade extrema.”

Em resposta a todos os apelos oriundos da Síria, em especial de Alepo, a AIS decidiu, no conjunto dos seus 21 secretariados internacionais, lançar aos seus benfeitores e amigos um apelo para que se unam em oração pela paz no país.

O padre Ibrahim Alsabagh pergunta: “Quando despertará de vez a comunidade internacional para se pôr fim a este novo Sarajevo?”

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Costa
    08 mai, 2016 Cacém 12:54
    Por amor de Deus não "brinquemos" com coisas sérias! O Horror da guerra na Síria passou tudo o que aconteceu na antiga Jugoslávia! Por muito má e terrível que tivesse sido a situação em Sarajevo, não tem nada a haver com o que se passa hoje em Alepo!

Destaques V+