Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

O Governo convidou, ele aceitou. Sócrates vai estar na inauguração do Túnel do Marão

05 mai, 2016 - 19:46

O Governo convidou os dois antigos primeiros-ministros que tiveram uma intervenção directa no projecto. Sócrates aceitou o convite, Passos declinou.

A+ / A-

O antigo primeiro-ministro José Sócrates vai estar presente no sábado na cerimónia de inauguração da Autoestrada do Marão - Túnel do Marão, obra que lançou em 2008, disse esta quinta-feira à agência Lusa fonte do Governo.

A mesma fonte referiu que o Governo convidou os dois antigos primeiros-ministros que tiveram uma intervenção directa no projecto do Túnel do Marão: José Sócrates aceitou o convite, enquanto Pedro Passos Coelho declinou, alegando compromissos já assumidos.

A cerimónia oficial realiza-se no sábado à tarde e vai ser presidida pelo actual primeiro-ministro, António Costa.

Esta auto-estrada, entre Vila Real e Amarante, foi lançada em 2008, pelo Governo socialista de José Sócrates, como uma parceria público-privada.

A obra arrancou em 2009. Na altura, José Sócrates salientou que a via iria “acabar com a ideia de que haverá pessoas para cá do Marão ou para lá do Marão”, considerando tratar-se de uma “obra histórica que ligará Trás-os-Montes à rede de autoestradas do país” e que “marcará um antes e um depois”.

Em 2011, pouco tempo depois de Passos Coelho tomar posse como primeiro-ministro, os trabalhos na auto-estrada pararam em toda a extensão.

O Governo PSD/CDS resgatou a obra dois anos depois, a empreitada foi concluída pela Infra-estruturas de Portugal e abre ao trânsito às 00h00 de domingo.

A nova auto-estrada era a maior obra pública em curso no país, teve um investimento global de 398 milhões de euros, dos quais 89 milhões de euros são financiamento comunitário, e o preço das portagens vai dos 1,95 euros para veículos de classe 1 para os 4,90 para veículos de classe 4.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cezar Mateus Ferreir
    07 mai, 2016 Tarei 02:13
    Para bem dos nortenhos, para bem de todos, para bem de Portugal afinal, pouco importa saber se foi a direita ou a esquerda, o PSD ou o PS a dar o "pontapé de saída" para a construção desta obra. Atravessar o Marão era o nosso calcanhar de Aquiles, era o fim do percurso, quando se parava na Pousada do Marão para retemperar as forças e tomar o pequeno almoço. Então e em tempo de invernia, oh Deus! Que bom, agora, acabarmos de jantar e dizermos "oh Maria calça os sapatos e vamos ali a Amarante tomar café...". Por assim ser, olhe que os amarantinos e os transmontanos registariam a confraternização dos três primeiros ministros porque estamos em Portugal-in e não no Portugal-on.
  • rosinda
    06 mai, 2016 palmela 22:38
    o costa se fosse um homem de vergonha nao convidava o socrates para a inauguraçao mandava o ministro como fazia o passos coelho!
  • Gaspar Gomes
    06 mai, 2016 Porto 20:31
    se é verdade que o Sócrates vai, é porque a inauguração vai ficar mais cara que as obras.
  • Eborense
    06 mai, 2016 Évora 18:55
    Está a começar a pressão política para safar o Sr. Sócrates de tudo o que fez. Vergonhoso!
  • Eborense
    06 mai, 2016 Évora 18:52
    É preciso não ter vergonha na cara para convidar o Sr. Sócrates, seja para o que for, mas vindo de um indivíduo que fez o que fez com o António José Seguro e que depois de perder as eleições, chegou como chegou a 1º ministro, não me admira absolutamente nada.
  • é merecido
    06 mai, 2016 15:44
    é das obras que mais dinheiro lhe rendeu pró offshore, portanto o homem merece ir lá cortar a fitinha
  • fanã
    06 mai, 2016 aveiro 15:35
    LÓGICO!!!!!!!!!!!
  • amorabeg
    06 mai, 2016 Gondomar 15:01
    O Sr. António Costa, agora 1º.Ministro, continua um especialista nas miscelâneas..., que outras virão?! Não será altura de separar o trigo do joio? Haja respeito pela civilidade.
  • juse
    06 mai, 2016 Olheu 09:45
    Vergonha total.
  • Carlos Costa
    06 mai, 2016 Santarem 09:42
    Obrigado Passos Coelho por manter a coluna vertebral direita!!!!!

Destaques V+