Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Revista de Imprensa

Krugman:Bruxelas devia ser menos dura

05 mai, 2016 - 11:12

​O Nobel da Economia continua preocupado com o futuro da União Europeia. Defende que a Comissão continua a ser demasiado exigente. Entretanto foi dada luz verde à impressão de fotos chocantes nos maços de tabaco.

A+ / A-
Revista de Imprensa de temas europeus (05/05/2016)

No “Diário de Notícias”, as afirmações de Paul Krugman. O Nobel da Economia passou por Lisboa onde sublinhou que a Comissão Europeia deve ser menos exigente com os países, menos dura na aplicação do Pacto de Estabilidade. Krugman, convidado do 6º Congresso da Associação de Empresas de Distribuição, defende que os países que tenham capacidade devem apostar em políticas mais expansionistas. Falando de economias periféricas, Portugal incluído, o Nobel da Economia diz que estas só terão futuro se os países grandes também fizerem a sua parte.

Tribunal da União Europeia dá luz verde a fotos chocantes no tabaco. A notícia preenche toda a página 34 do “Jornal de Negócios”. A directiva europeia que obriga os Estados-membros a colocarem imagens chocantes nos maços de cigarros cumpre as disposições comunitárias. A decisão foi tomada esta quarta-feira pelo Tribunal de Justiça da União Europeia. Em Portugal essas imagens surgem a partir de 20 de Maio.

A União Europeia admite a cobrança de uma taxa de 50 euros por cada turista proveniente do espaço extracomunitário. De acordo com o “Corriere della Sera”, a hipótese foi formulada por especialistas financeiros da Comissão Europeia e será submetida ao exame dos 28 estados-membros. Outra ideia é o pagamento de uma contribuição de 10 euros, que acresce ao valor de cada passagem aérea. O objectivo é financiar o fundo criado para gerir o acolhimento aos requerentes de asilo e a repatriação dos refugiados que não sejam acolhidos no espaço da União Europeia.

O Eurostat confirma uma quebra no comércio a retalho no espaço da União Europeia. De acordo com a agência EFE, que cita os números do gabinete de estudos estatísticos da União Europeia, as vendas a retalho diminuíram 0,5% na Zona Euro durante o mês de Março e 0,7% na União Europeia, em comparação com Fevereiro. Produtos alimentares, bebidas, tabaco e combustíveis são os principais responsáveis por esta contracção no volume de vendas a retalho.

No espanhol “El Pais”, a UBER cria um grupo consultivo para debater as questões relacionadas com a regulação dos transportes. Um tema que divide sensibilidades dentro da União Europeia. Neelie Kroes, antiga comissária da Concorrência foi, entre os 28, uma das vozes mais críticas contra as estratégias dos Estados para limitar a expansão da plataforma alternativa ao táxi. Agora, escreve o “El Pais”, é convidada da UBER para integrar o painel de peritos que integra, entre outros, Ray LaHood, ex-Secretário norte-americano dos Transportes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+