Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Chuva de volta. Há quatro distritos em aviso amarelo

05 mai, 2016 - 08:12

Está também prevista uma descida da temperatura máxima, que será mais significativa no litoral oeste e no interior da região sul.

A+ / A-

Quatro distritos de Portugal continental estão esta quinta-feira sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Évora, Faro, Setúbal e Beja são os visados, desde as 6h00 e até às 18h00 devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

O aviso amarelo significa "risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica".

O instituto alertou na quarta-feira para o agravamento do estado do tempo em Portugal continental devido à influência de "um núcleo depressionário situado a nordeste do arquipélago da Madeira em deslocamento para o território do continente, onde se fará sentir a sua influência até sexta-feira à tarde".

Segundo o IPMA, a partir desta quinta-feira prevê-se a ocorrência de precipitação, eventualmente acompanhada de trovoada, nas regiões sul e centro, e que se estenderá à região norte na sexta-feira.

"Adicionalmente, e com a aproximação de uma nova depressão ao território do continente, prevê-se um agravamento significativo do tempo a partir da tarde de sábado, tal que a precipitação poderá ser intensa e acompanhada de vento forte, pelo menos até ao final do dia de domingo", adiantou o instituto.

Descida da temperatura

Está também prevista uma descida dos valores acentuados da temperatura máxima, que será mais significativa no litoral oeste e no interior da região sul (entre 7 e 10º), estendendo-se depois às regiões do interior norte e centro.

O instituto prevê nas regiões do norte e centro do continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, progredindo gradualmente de sul para norte, e que poderão ser pontualmente fortes a partir do início da tarde, possibilidade de ocorrência de trovoada a partir da tarde, vento fraco, soprando por vezes moderado do quadrante sul nas terras altas da região centro e descida da temperatura máxima, sendo acentuada no litoral.

No sul prevê-se céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, que serão pontualmente fortes, condições favoráveis à ocorrência de trovoada, vento fraco, soprando por vezes moderado do quadrante sul e descida da temperatura máxima, sendo acentuada no litoral oeste.

Aguaceiros na Madeira e Açores

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros nas vertentes norte e terras altas, sendo em geral fracos e pouco frequentes e vento moderado a forte de noroeste, soprando forte com rajadas até 70 quilómetros por hora nas terras altas até ao final da manhã.

Para os Açores o instituto prevê períodos de céu muito nublado com boas abertas, tornando-se encoberto a partir do final da tarde, aguaceiros fracos a partir da noite e vento bonançoso, tornando-se moderado.

Em Lisboa e no Porto as temperaturas vão oscilar entre 16 e 20 graus, em Vila Real entre 14 e 23, em Bragança entre 13 e 25, em Viseu entre 14 e 21, na Guarda entre 13 e 18, em Coimbra entre 16 e 22, em Castelo Branco entre 14 e 21, em Santarém entre 14 e 22, em Évora entre 14 e 21, em Beja entre 15 e 21, em Faro e no Funchal entre 16 e 21, em Ponta Delgada e Horta entre 14 e 20 e em Santa Cruz das Flores entre 14 e 18.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+