A+ / A-

Empresas ganham milhares pela contratação de enfermeiros, mas só lhes pagam 3 euros/hora

30 mar, 2016 - 16:30

Denúncia é feita pela bastonária, que recorda alerta da OCDE: "os baixos salários dos enfermeiros estão a prejudicar a prestação de cuidados de saúde às pessoas".

A+ / A-

A bastonária dos Enfermeiros diz que existem empresas de contratação de enfermeiros que recebem milhares de euros do Estado e estão a pagar aos profissionais apenas três euros à hora. As autoridades já estão a investigar esta situação.

Durante a sua audição na Comissão Parlamentar de Saúde, a propósito de afirmações sobre a alegada prática de eutanásia no Serviço Nacional de Saúde (SNS), esta quarta-feira, Ana Rita Cavaco afirmou que há hospitais que estão a contratar através dessas empresas, mas escusou-se a dizer que unidades de saúde são essas, afirmando que ultrapassa as suas competências.

A propósito considerou que o Estado, designadamente a Inspecção Geral das Actividades em Saúde (IGAS), deve investigar essas empresas de contratação de enfermeiros, "a quem interessa ter essas empresas e a quem pertencem essas empresas que levam do Estado milhares de euros, a pagar ao enfermeiro três euros à hora".

Para a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, situações destas é que "estão a pôr em risco a vida das pessoas, pois, tal como a OCDE veio dizer recentemente, os baixos salários dos enfermeiros estão a prejudicar a prestação de cuidados de saúde às pessoas".

Ana Rita Cavaco questionou este tipo de opção de recorrer a empresas, que "sai muito mais cara" ao Estado, em vez de contratar enfermeiros, "que são necessários".

A propósito, salientou que "faltam enfermeiros no país todo" e que a Ordem já está a fazer o levantamento das necessidades.

Ana Rita Cavaco relatou que há profissionais "a fugir dos hospitais por causa da falta de colegas para dar assistência aos doentes", disse que anualmente o número de enfermeiros que emigram é superior aos que saem das universidades e que mais de metade estão em "burnout".

A responsável garantiu que por todo o país as unidades de saúde têm falta de enfermeiros, e exemplificou com uma unidade de agudos que tem dois enfermeiros para 80 doentes e um serviço de pediatria que conta com dois profissionais para oito crianças.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+