Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Quem é Fernando Medina, o novo presidente da Câmara de Lisboa?

01 abr, 2015 - 14:04

O número dois vira número um. Sucede a António Costa, que esta quarta-feira renunciou à presidência da autarquia, ao fim de quase oito anos de mandato.

A+ / A-
Formado em Economia, ex-deputado, ex-assessor de António Guterres e secretário de Estado de Sócrates. Fernando Medina é o senhor que se segue a António Costa na Câmara de Lisboa, que esta quarta-feira deixou a autarquia.

Fernando Medina Maciel Almeida Correia, 42 anos, será presidente da Câmara de Lisboa depois de em 2013 ter deixado o Parlamento e ter sido eleito para a autarquia, na qual assumiu então a vice-presidência e as pastas de Finanças, Recursos Humanos e Turismo.

O socialista é licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) e tem um mestrado em Sociologia Económica pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), de Lisboa.

Foi presidente da Federação Académica do Porto (FAP), em 1995 e 1996, enquanto estudava na FEP, onde se licenciou em 1998.

O economista foi assessor do primeiro-ministro António Guterres, para as áreas da Educação, Ciência e Tecnologia entre 2000 e 2002, e é quadro da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) desde 2003.

Paralelamente, entre 1999 e 2001, foi membro do Conselho Consultivo da Porto 2001, Capital Europeia da Cultura.

Entre 2005 e 2009, durante o primeiro mandato de José Sócrates como primeiro-ministro, foi secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional. No segundo mandato de Sócrates, entre 2009 e 2011, foi secretário de Estado Adjunto, da Indústria e do Desenvolvimento.

Entre 2011 e 2013 ocupou o lugar de vice-presidente do grupo parlamentar do PS na Assembleia da República, integrando a Comissão de Orçamento e Finanças e a Comissão Eventual de Acompanhamento do Programa de Assistência Económica e Financeira a Portugal.

Em Outubro de 2013 deixou o Parlamento para assumir a vice-presidência da Câmara de Lisboa, após a vitória da lista encabeçada por António Costa.

Nos últimos meses, foi Medina quem falou publicamente sobre vários assuntos em representação da câmara e apresentou o orçamento da autarquia para 2015.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+