Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​BCP fecha balcões, paga ao Estado e sonha com o Novo Banco

02 mai, 2016 - 21:10

Banco também quer quer devolver milhões ao Estado e fechar mais de 90 agências nos próximos anos.

A+ / A-

O BCP quer participar no concurso de venda do Novo Banco, admitiu esta segunda-feira o presidente, Nuno Amado.

O anúncio foi feito esta segunda-feira, na conferência de imprensa de apresentação das contas do primeiro trimestre.

O presidente do BCP sublinha que isso só é possível se houver autorização da Comissão Europeia, devido aos auxílios estatais de que o banco ainda beneficia.

Nuno Amado adiantou que o BCP quer devolver entre 200 e 250 milhões de euros do empréstimo contraído junto do Estado. O banco pediu 3.000 milhões de euros em 2012, para se recapitalizar, e ainda lhe falta devolver 750 milhões, pelos quais paga juros anualmente.

Em relação a uma futura venda do Novo Banco, o presidente do BCP diz que o “ideal era que algumas instituições financeiras portuguesas pudessem concorrer”.

"Se nos derem essa possibilidade, estudaremos o processo. O alargamento do número de concorrentes era interessante. Sabemos que não é fácil, nem depende de nós, mas acho que é muito importante", sublinha.

Na apresentação dos resultados do primeiro trimestre, que registaram uma quebra dos lucros de 33,7% para 46,7 milhões de euros, foi anunciado que o BCP quer fechar mais de 90 agências até 2018.

Questionado sobre objectivos de redução de trabalhadores, Nuno Amado disse que a "redução dos gastos recorrentes é uma luta de todos os dias", e que para já não há quaisquer planos de cortes de pessoal relacionados com essa redução de agência.

"Quando houver serei o primeiro a dizer, como sempre", sustentou.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge
    03 mai, 2016 Seixal 18:04
    Será que também vai reduzir uns milhares de euros do seu vencimento?

Destaques V+