Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo espera aumentar quota da sardinha ainda este ano

02 mai, 2016 - 10:16

Com o final do defeso da sardinha, puderam este domingo regressar ao mar 150 embarcações, com mais de dois mil pescadores.

A+ / A-
Governo espera aumentar quota da sardinha ainda este ano
Governo espera aumentar quota da sardinha ainda este ano

A ministra do Mar acredita que Portugal pode a quota de captura de sardinha autorizada por Bruxelas pode manter-se no nível de 2015 e, assim, aumentar o número previsto para este ano.

A previsão é que a quota destinada a Portugal, e que é partilhada com Espanha, baixe de 19 mil toneladas para 14 mil, Ana Paula Vitorino acredita que possa haver uma revisão em alta.

"Assim que chegámos ao Governo, disponibilizámos verbas para fazer um cruzeiro científico, que pelos dados recolhidos num relatório preliminar indicam que existe uma melhoria no stock de sardinha", afirmou no domingo à noite, em Matosinhos.

“Existe um momento de revisão que é em meados de Julho, mas esperamos antes disso enviar informação para o organismo que fornece informação para a Comissão Europeia, dando nota do estado do nosso stock. Esperemos que depois possa haver alguma revisão em alta”, acrescentou.

A ministra confirmou ainda que está previsto um investimento para a realização de mais expedições científicas com vista a avaliar com maior rigor o volume dos stocks sardinha em águas nacionais.

"Dantes tínhamos de nos basear exclusivamente na informação que a Comissão Europeia recolhia, e que não estava actualizada, mas iremos agora continuar disponibilizar verbas para que se façam novos cruzeiros científicos", destacou.

Ana Paula Vitorino foi a Matosinhos assistir à saída dos pescadores para o mar. “É uma experiência impressionante”, constatou. Os barcos puderam regressar à faina da sardinha depois de nove meses de paragem, devido ao limite da quota, e têm até 31 de Julho de um limite de 6.900 toneladas de captura.

Foi o primeiro dia do ano de pesca de sardinha sem restrições para os pescadores nacionais. Em Janeiro e Fevereiro, esteve suspensa para defeso biológico e em Março e Abril foi feita com restrições.

Ao mar regressaram 150 embarcações, com mais de dois mil pescadores.



Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rosinda
    02 mai, 2016 palmela 12:29
    Quando escuto roberto carlos lembro aquela fotografia enorme que eu tinha por cima da cama nos meus tempos de menina!
  • rosinda
    02 mai, 2016 palmela 12:11
    Queriam dar sardinhas retrazadas ao senhor paulino !
  • CGS
    02 mai, 2016 Seixal 11:56
    Sardinha a preço de robalo pescado à linha? Comam-nas eles!

Destaques V+