Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Novo Banco vende a empresa do Dubai shopping de Évora abandonado há dois anos

27 mar, 2016 - 10:38

Integrado num complexo comercial que envolvia um investimento de 60 milhões de euros, o Évora Shopping começou a ser construído em 2011, junto ao bairro de Almeirim, com conclusão prevista para o Outono de 2013, mas as obras estão paradas há mais de dois anos.

A+ / A-

O Évora Shopping, um centro comercial inacabado, situado na periferia da cidade,foi comprado ao Novo Banco por uma empresa estrangeira, a Ares Capital, que pretende concluir o projeto e abrir ao público em 2017.

"A intenção é muito simples, construir um centro comercial e acreditamos no projeto que foi originalmente concebido", afirmou hoje à agência Lusa o diretor de investimento da Ares Capital, Maximilian Herget.

O responsável confirmou que a empresa comprou o Évora Shopping "no início de março ao Novo Banco", por um preço que "fazia sentido", sem recorrer a financiamento bancário, mas escusou-se a precisar o valor do investimento.

Integrado num complexo comercial que envolvia um investimento de 60 milhões de euros, o Évora Shopping começou a ser construído em 2011, junto ao bairro de Almeirim, com conclusão prevista para o Outono de 2013, mas as obras estão paradas há mais de dois anos.

Antes que ficar nas "mãos" do Novo Banco, o projeto pertencia à EVRET, uma "joint-venture" entre a Imorendimento e a Madford Developments.

Viabilidade económica

Nas declarações à Lusa, o director da Ares Capital justificou o investimento por considerar que o centro comercial "tem uma razão válida para ser feito" em Évora, mas também por haver "procura e necessidade" e "poder de compra suficiente para apoiar a sua existência".

"Não é um projecto fácil, devido ao seu historial, à sua localização, está vazio há alguns anos, pelo que há infiltrações de água, mas pensamos que é um conjunto de riscos que conseguimos resolver", assinalou.

Maximilian Herget indicou que a Ares Capital pretende "concluir a construção tal como estava originalmente planeada", salvaguardando a introdução de "alterações em termos da configuração das lojas", em que "umas podem ser maiores e outras mais pequenas".

"O nosso objectivo é acabar o mais depressa possível. Sabemos que há procura e sabemos que esta procura não vai desaparecer", observou, frisando que o primeiro passo "foi obter a licença" que permite a conclusão das obras junto da câmara.

Supermercado, restauração e lojas
O director de investimento da Ares Capital adiantou, ainda, que estão a decorrer "negociações com empresas construtoras" para o reinício dos trabalhos, que deverão estar concluídas nas próximas semanas, considerando que "este é o principal factor em termos de custos".

O centro comercial vai ter um supermercado com cerca de 2.000 metros quadrados, zona de restauração e zona de lojas na área da moda, estando prevista a criação de quatro a seis salas de cinema, revelou.

Segundo o responsável, a Ares Capital é uma empresa privada detida por uma família do Dubai e que investe no sector imobiliário, estando a instalar escritório em Lisboa e a contratar funcionários.



Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Fernandes
    27 mar, 2016 Évora 13:53
    ...bora lá,será desta ?

Destaques V+