Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Terra treme em Vanuatu. Alerta de tsunami levantado

28 abr, 2016 - 23:59

Não há, para já, notícia de vítimas ou estragos.

A+ / A-

Um sismo de magnitude 7,0 na escala de Richter foi registado esta quinta-feira no arquipélago de Vanuatu, no Oceano Pacífico, e chegou a ser lançado um alerta de tsunami que, no entanto, já foi levantado.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor de terra teve origem a 35 quilómetros de profundidade e foi inicialmente classificado de magnitude 7,3 pelo Centro Nacional de Alertas de Tsunami norte-americano (NTWC).

"Vagas perigosas de tsunami provocadas por este tremor de terra são possível num raio de 300 quilómetros do epicentro, ao longo das costas de Vanuatu", informou o NTWC em comunicado.

O epicentro localizou-se a 209 quilómetros da capital, Port Vila, segundo o USGS.

O centro nacional de alertas de tsunami emitiu inicialmente um aviso, mas acabou por o cancelar por "não existir ameaça".

"Sentimos o sismo, mas o que perdemos foi um vaso e algumas flores", afirmou Dave Cruz, gestor de uma estância turística na ilha Espírito Santo. "Aqui, os sismos são parte da vida", acrescentou.

O Vanuatu está situado na zona do "Anel de Fogo", uma área de forte atividade tectónica que está sujeita a frequentes sismos e erupções vulcânicas.

Não há, para já, notícia de vítimas ou estragos.

[actualizado às 01h30]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Empire
    29 abr, 2016 Vanuatu 04:48
    Nao há noticias de estragos pq o alerta de Tsunami foi levantado logo passa 1 minuto, mas como o que vende é um alerta voçes continuam a dizer que há alerta mas que não houve estragos!!??! Já no outro dia foi a mesma coisa! Custa muito fazer um google e ver o que diz a NOAA?

Destaques V+