Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Alepo. Ban Ki-moon quer investigar ataque a hospital

28 abr, 2016 - 22:03

Dezenas de pessoas morreram. Ataque não foi ainda reivindicado.

A+ / A-

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, insta Rússia e Estados Unidos a pressionarem os vários partidos da Síria a acabarem com as retaliações e os ataques no terreno.

Ban Ki-moon pede também que ajudem a garantir uma investigação independente e clara ao ataque aéreo que destruiu o hospital de Alepo. Os bombardeamentos causaram a morte de dezenas de pessoas, incluindo crianças e médicos.

Vickie Hawkins, directora executiva da organização Médicos Sem Fronteiras – que se encontra no terreno - diz que este foi um duro golpe para a população.

“O hospital tinha o único centro pediátrico da zona. Tinha uma sala de emergência e todos os mecanismos necessários. Era um hospital que funcionava a 100% e a sua localização era bem conhecida por todas as partes envolvidas neste conflito. Lamentavelmente, mais uma vez, há um hospital que é bombardeado neste conflito. Isto é devastador para toda a população, impede que continuem a receber tratamentos médicos e ajuda clinica. Tudo isto acontece numa altura em que o conflito tinha abrandado”, disse Vickie Hawkins.

Por seu lado, o presidente das forças humanitárias da ONU diz que o estado catastrófico da cidade põe em risco o fornecimento de suplementos de ajuda humanitária que milhões de sírios precisam para sobreviver.

Staffan de Mistura, mediador das Nações Unidas na Síria, diz que é difícil levar a cabo conversações para um acordo de paz neste clima.

“Esta ronda de conversações de Genebra foi ensombrada – sejamos francos – pela deterioração substancial e verdadeiramente preocupante da cessação das hostilidades. Nas últimas 48 horas temos registado uma média de um sírio morto a cada 25 minutos e um sírio ferido a cada 13 minutos”, acrescenta.

O Governo sírio nega o envolvimento de aviões de combate sírios no atentado ao hospital. O Ministério russo da Defesa nega igualmente o seu envolvimento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+