Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Estoril Open

Nuno Marques aposta em João Sousa

27 abr, 2016 - 18:15

O seleccionador nacional sublinha a importância de existir uma referência para o ténis português como João Sousa. Gastão Elias, Frederico Silva e Pedro Sousa são outros nomes que garantem um futuro promissor.

A+ / A-

Na véspera da estreia de João Sousa, em singulares, no Estoril Open, o tenista português recebe uma mensagem de grande confiança de Nuno Marques. O seleccionador nacional não tem dúvidas que "ele pode ganhar" o torneio: "É a minha aposta".

"O João é um grande jogador, já ganhou dos torneios do nível do Estoril, e era muito bom para ele e para todos que ele pudesse avançar e ganhar o torneio", diz Nuno Marques, em entrevista à Renascença.

O primeiro desafio do número um nacional é diante de Nicolas Almagro, que afastou Frederico Silva, na 1ª ronda. O espanhol é o 71 do ranking, o que prova que "não está no pico da carreira, mas consegue jogar a um nível elevadíssimo", adverte o seleccionador.

Almagro já foi o número nove do mundo. Pela frente terá um oponente na 34ª posição, mas muito motivado para "fazer as pessoas felizes". "Ele quer mostrar o seu valor, apesar de nada ter a provar, mas quer dar essa alegria às pessoas. Isso mostra o jogador e pessoa que é", argumenta.

Nesse sentido, espera que o apoio do público funcione como motivação e não pressione o jogador português

Presente é garantia de futuro

João Sousa é o único português ainda em prova no Clube de Ténis do Estoril, depois das eliminações de Gastão Elias, Frederico Silva e Pedro Sousa.

O trio não teve sorteios favoráveis e acabou por cair diante de adversários muito mais experientes. Ainda assim, Nuno Marques não poupa elogios aos seus tenistas e sublinha o bom ano que estão a viver. Gastão entrou, pela primeira vez, no top 100. Frederico atingiu o seu melhor ranking de sempre e Pedro Sousa já subiu mais de 400 lugares, desde o início do ano.

Todos têm potencial para continuar a crescer, inclusivamente, João Sousa: "Acredito que ele pode chegar a um top 20, claro que pode. Ele acredita que sim. Mais do que ficar agarrado a um número há a necessidade de continuar a evoluir. Ele sente isso. Tem a sensatez para pensar que pode melhorar o seu jogo".

Nuno Marques realça, ainda, o impacto que o jogador, de 27 anos, tem para a modalidade em Portugal, considerando que Sousa "é uma inspiração".

"Ajuda ter referências como o João. Eleva a fasquia. Ele já chegou ao 33, o seu melhor ranking, e pode subir. Gostaria que tivesse ainda mais impacto nos miúdos, para haver mais praticantes, mais courts e mais facilidades para os jovens que fazem desporto de alto nível, para, por exemplo, conciliar [o ténis] com as aulas. Para a modalidade é incrível ter jogadores como ele", conclui o seleccionador nacional de ténis, nesta entrevista a Bola Branca.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+