Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sanções podem ter “efeito destruidor enorme no valor do BPI”

17 abr, 2016 - 16:59

Em declarações à Renascença, o economista João Duque comenta o desacordo entre o banco e a empresária Isabel dos Santos.

A+ / A-

O economista João Duque avisa que, se não houver mesmo acordo no BPI, as sanções das instituições europeias podem ter “efeito destruidor enorme no valor” do banco.

Em declarações à Renascença, o professor do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) mostra-se preocupado, desde logo, com a possibilidade do regulador português impor alguma sanção.

Em causa está uma informação enviada a 10 de Abril à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que dava conta de um acordo entre Isabel dos Santos e os catalães do CaixaBank.

“O que me preocupa é saber se até o nosso regulador não vai impor alguma sanção pelo facto de a comunicação inicial não estar assim tão rigorosa, porque eu admitiria que um negócio quando é comunicado como aparentemente concluído agora já não se vai desfazer. Temos aqui uma consequência que é possível que o nosso regulador venha a avaliar e, eventualmente, até impor alguma sanção à sociedade”.

Outra questão, sublinha, “é se o negócio vai para a frente ou se desfaz todo”.

“Não se fazendo a Comissão Europeia vai impor sanções, o BCE vai impor sanções sérias e essas sanções eram anunciadas como sanções pecuniárias diárias e isto tem um efeito destruidor enorme no valor do BPI”, alerta João Duque.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Verdade
    17 abr, 2016 Porto 18:39
    Essa tipa não tem nada na cabeça .Quanto mais de empresária ! Testa de ferro do ditador e corrupto do pai!
  • MANEL
    17 abr, 2016 AVEIRO 18:38
    não havera problemas vendesse o bpi ao TOTTA
  • Jorge
    17 abr, 2016 Coimbra 18:13
    Em Portugal é mais fácil encontrar um melro branco que um banco credível. A banca está toda falida, o resto é conversa!

Destaques V+